ANAIS DO SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA

O evento, realizado a cada dois anos, visa dar continuidade aos processos de fortalecimento do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA – GEPEGRE/CNPq/UEMS e das ações do Centro de Estudos, pesquisa e Extensão em educação, Gênero, Raça e Etnia - CEPEGRE/UEMS, criado via RESOLUÇÃO COUNI-UEMS Nº 437, de 11 de junho de 2014.

Imagem para capa da revista

O centro tem como objetivo geral propor, subsidiar, articular, monitorar e avaliar políticas públicas e políticas de ação afirmativa, ligadas às questões de direitos humanos, educação, gênero, sexualidade, cultura, raça e etnia, com foco no processo de inclusão para o acesso, permanência e conclusão na Educação Básica e Superior. Visa ainda, por meio do diálogo e participação efetiva junto aos demais sistemas de educação, órgãos governamentais, não governamentais e movimentos sociais – local, regional, nacional e internacional - desenvolver estudos e ações na luta contra os processos de discriminação, racismo, homofobia, xenofobia, transfobia, violência de gênero e demais formas de violências. Portanto, justifica-se o evento.

v. 2, n. 2 (2019): NOVAS FORMAS DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO, XENOFOBIA E DISCRIMINAÇÕES CORRELATAS SÃO NECESSÁRIAS. COMO CONSTRUÍ-LAS?

Visa promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem a diversidade cultural, étnica, racial, das desigualdades entre mulheres e homens, mas também das masculinidades não hegemônicas e da diversidade sexual e de gênero (para além da matriz hétero(cis)sexual), as desigualdades econômicas e de nacionalidades. Pretende-se construir no ambiente acadêmico e, para além dele, debates sobre os modos como os múltiplos marcadores da diferenciação e das desigualdades social, política, cultural e econômica, operam ou não de modo interseccional, na construção da geopolítica do conhecimento científico e suas epistemologias, na produção das violências, discriminações, exclusões de negros/a negras, mulheres, indígenas, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais- LGBTQ+, imigrantes, populações empobrecidas. Mas, também se objetiva visibilizar os modos como esses e/outros grupos e pessoas oprimidas e subalternizadas constroem saberes e práticas sociais das muitas resistências, lutas e resiliências as essas múltiplas opressões pela via da educação, arte movimentos sociais, nas ONG’s, nos coletivos informais, nos centros de pesquisa, etc. Todos esses objetivos dialogam com o programa pelas Nações Unidas- Década Internacional de Afrodescentes 2015-2024, de modo a promover o respeito, o reconhecimento a igualdade, a justiça social cognitiva que contemple a diversidade étnica-racial, na perspectiva do direito a igualdade e a não discriminação; acesso à justiça; direito ao desenvolvimento socioeconômico e superação da pobreza; bem como a proteção contra a discriminação múltipla e agravada.

Sumário

ST. 01 AÇÕES AFIRMATIVAS: DILEMAS, AVANÇOS E POSSIBILIDADES

Cassia Aparecida Pedroso, Mirlene Ferreira Damazio
PDF
Angelina da Cruz Espínola
PDF

ST. 02 ESTUDOS DAS INTERSECCIONALIDADES CLASSE, DESIGUALDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Adriana Elisa Bozzetto
PDF
Patrícia Ferreira Marassi
PDF
Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Eliane Rose Maio
PDF
Joalisson Oliveira Araujo Oliveira Araujo
PDF

ST. 04 EDUCAÇÃO, CURRICULO E LINGUAGEM PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Eliezer Mariano Jorge, Helena Alessandra Scavazza Leme
PDF
Mateus Alves do Nascimento
PDF
Vanilce Farias Gomes, Conrado Neves Sathler
PDF
Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo
PDF
Adma Cristina Salles de Oliveira
PDF
Joseilma Santos Pimenta
PDF
TATIANE MULATO CALABREZ FREITAS, Cintia Santos Diallo
PDF

ST. 05 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA

Josimary Batista Mariano Ramires
PDF
Aline Pereira Holanda, Cintia Santos Diallo
PDF

ST. 06 LITERATURA INDÍGENA E LGBTQ+

Paulo Herinque Pressotto
PDF
Cristina Vieira Schneider, Paulo Henrique Pressotto
PDF
Fernanda Rezende Pache de Souza, Paulo Henrique Pressotto
PDF
Izadora Fernanda Reichert Rodrigues
PDF
Jairo Ajala Mielnik
PDF
Terezinha Garcia Cazuza Martinez, Paulo Henrique Pressotto
PDF
Natacha Gomes de Paula, Paulo Henrique Pressotto
PDF