SUJEITO, CULTURA E IDENTIDADE EM KARU TARU: O PEQUENO PAJÉ

Autores

  • Terezinha Garcia Cazuza Martinez
  • Paulo Henrique Pressotto

Resumo

Resumo: Este artigo busca analisar a obra Karu Taru: o pequeno pajé (2013), de Daniel Munduruku, ao focar a cultura e a identidade indígena em relação à natureza, aos rituais, às crenças, à liberdade e ao respeito do tempo em cada fase da vida. Foram utilizados, neste trabalho, conceitos sobre a literatura indígena de ALENCAR, 2001; MUNDURUKU, 2013; THIÉL, QUIRINO, 2001; LUCIANO, 2006; GRÚNA, 2012; CAVALCANTE, 2008; MUNDURUKU, 2014. Para este estudo, foram elencados os seguintes objetivos: apontar os aspectos da cultura e da identidade indígena no que tange às crenças, aos rituais e à natureza; verificar como a liberdade é representada na narrativa; mostrar a relação existente entre liberdade, cultura e identidade nos rituais e crenças do povo indígena; verificar no texto a relação do sujeito com a natureza para a concretização dos rituais promovidos pelo pajé. Com o trabalho, foi possível afirmar que a cultura é específica em cada povo e, por meio dela, tem-se a identidade, assim como a sobrevivência da etnia, de acordo com a história relatada.

 

Palavras-chave: Munduruku. Karu Taru: o pequeno pajé. Cultura. Identidade.

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Publicado

2020-03-20

Como Citar

Martinez, T. G. C., & Pressotto, P. H. (2020). SUJEITO, CULTURA E IDENTIDADE EM KARU TARU: O PEQUENO PAJÉ. ANAIS DO SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/mseducacaogeneroracaetnia/article/view/6806