O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AMAMBAI-MS

Autores

  • Mateus Alves do Nascimento UEMS/AMAMBAI

Resumo

Resumo: A promulgação da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN), se tornou um marco na história da Educação Brasileira. A partir da sua promulgação ocorreram mudanças significativas no cenário da educação brasileira. Dentre as novas possibilidades e mudanças instauradas estão: a obrigatoriedade do Ensino de Sociologia no ensino médio e o ensino de Histórias e Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas. Portanto, considerando esse contexto de transformações educacionais, a partir da instauração de leis e diretrizes, este trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Sociologia e sua relação com a Educação para as relações étnico-raciais nas escolas públicas de Amambai-MS, evidenciando lacunas e possibilidades pedagógicas Por outro lado, foi percebido que tanto as escolas quanto os/as professoras de Sociologia têm dificuldade em lidar com a temática, visto os extremos étnicos da região, fazendo com que não tivemos maiores debates oficiais em sala de aula. Para isso, utilizamos como metodologia a observação participante em duas escolas e a análise de documentos oficiais da educação e suas correlações com as questões étnicas postas à realidade da cidade.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Relações étnico-raciais; Políticas educacionais.

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Publicado

22/03/2020

Como Citar

Nascimento, M. A. do. (2020). O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AMAMBAI-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/mseducacaogeneroracaetnia/article/view/6756