Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA
Início
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Anais UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 10 (2015): A formação de professores no Brasil: tendências e cenários
v. 1 n. 10 (2015): A formação de professores no Brasil: tendências e cenários
Publicado:
2015-04-16
EXPEDIENTE
APRESENTAÇÃO
Milka Helena Carrilho Slavez
01-13
PDF
RESUMOS DOS MINICURSOS
MINICURSOS
14-16
PDF
RESUMOS DE PÔSTERES
PÔSTERES
17-42
PDF
TRABALHOS COMPLETOS
A ESTRUTURAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO NOS ANOS DE 1940: UMA ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS LEGAIS
Selma da Fátima Vanderley
43-55
PDF
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ARTICULADORES DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
Patricia Pato dos Santos, Carla de Britto Ribeiro Carvalho, Dayse Centurion da Silva
56-67
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS NO BRASIL: BREVE TRAJETÓRIA
Noely Costa Dias Garcia, Milka Helena Carrilho Slavez
68
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA POLÍTICA EDUCACIONAL
Carolina Stefanello Pires, Elisângela Alves da Silva Scaff
69-81
PDF
CURRÍCULO, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO
Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira, Lucélia Tavares Guimarães
82-94
PDF
O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID: UMA DISCUSSÃO INICIAL
Laíse Ataides Ribeiro, Eliane Greice Davanço Nogueira
95
PDF
PEDAGOGO/EDUCADOR SOCIAL E OS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO
Renata Kerr de Souza, Edelir Salomão Garcia
96-109
PDF
CURRÍCULO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO
Tairê Mirela Santos Franzini, Lucélia Tavares Guimarães
110-124
PDF
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E DA CULTURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS
Carlos Alberto Lopes Filho, Maria Silvia Rosa Santana
125-135
PDF
BRINCAR POR BRINCAR OU PARA SE HUMANIZAR? O PAPEL DA CRIANÇA NA ATIVIDADE DA BRINCADEIRA
Elizângela Ferreira de Andrade
136-151
PDF
AS INFLUÊNCIAS DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO
Marcos Vinicius Ribeiro, Errivaine Aparecida Ferreira Gomes
152-160
PDF
O PEDAGOGO E OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS: CONHECENDO AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs) DE PARANAÍBA – MS
Simone Silveira dos Santos, Lucélia Tavares Guimarães
161-174
PDF
A PERSONAGEM E O ESPAÇO NO CONTO MANECO CANECO CHAPÉU DE FUNIL (2007), DE LUÍS CAMARGO
Andréia Lemos de Oliveira
175-195
PDF
A MORTE COMO ENCANTAMENTO: RESULTADOS PARCIAIS DA ANÁLISE SEMIÓTICA DE PRIMEIRAS ESTÓRIAS, DE GUIMARÃES ROSA
Letícia Moraes Lima, Geraldo Vicente Martins
196-206
PDF
O MÉTODO FÔNICO NO PROGRAMA ALÉM DAS PALAVRAS: a concepção de alguns alfabetizadores
Mônica Ferreira Pedroso, Leni Aparecida Souto Miziara
207-217
PDF
O DISCURSO IMAGÉTICO DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO E SUA REPRESENTAÇÃO POÉTICO-VISUAL
Gil Peixinho Piva, José Antonio de Souza
218-232
PDF
A LITERATURA NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ALFABETIZADORES
Meire Cristina Costa Ruggeri
233-244
PDF
A METÁFORA DISCURSIVA PRESENTE NA OBRA A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS
Gisele A. Ribeiro Sanches, José Antonio de Souza, Silvane Aparecida de Freitas
245-258
PDF
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO E O BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO
Emiliana Cristina Rodrigues Nunes
259
PDF
CHARGES DO JORNAL DE BRASÍLIA: PERSPECTIVAS IDEOLÓGICAS SOBRE A COPA 2014
Jorge Fábio Godóes Pereira, José Antonio de Souza
260-272
PDF
ESBOÇO DA EMANCIPAÇÃO FEMININA: A MULHER RETRATADA NA OBRA A VIÚVA SIMÕES
Luciana Bárbara de Queiroz Vieira, José Antonio de Souza
273-284
PDF
A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR
Acimária Candido Silva, José Antonio de Souza
285
PDF
A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZÃO E A OBJETIFICAÇÃO DA NATUREZA: CONSTRUÇÃO DE UMA ÉTICA NÃO AMBIENTAL
Odair José Alves Garcia, Gabriela Massuia Motta
286-300
PDF
O CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA: ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
Júnior Tomaz de Souza, Geraldino Carneiro de Araújo
301-320
PDF
HOMOSSEXUALIDADE E ESCOLA: em busca do discurso do reconhecimento no cenário da tolerância
Fernando Guimarães Oliveira da Silva, José Antonio de Souza
321-335
PDF
REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Lidiane Silva Andrade Martins
336
PDF
DEFICIÊNCIA E PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR: BREVES APONTAMENTOS
Raquel Marques Ribeiro dos Santos, Doracina Aparecida de Castro Araujo
337
PDF
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Thiago Donda Rodrigues
338-349
PDF
DEFICIÊNCIA VISUAL, FAMÍLIA E ESCOLA: ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS
Edinéia da Silva de Freitas, Doracina Aparecida de Castro Araujo
350
PDF
BULLYING: UMA PRÁTICA DE VIOLÊNCIA
Milene de Oliveira Silva
351-363
PDF
O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA: CIDADANIA, SOCIABILIDADE E A NÃO VIOLÊNCIA
Alessandro Brandete, Elson Luiz de Araujo
364
PDF
A REDUÇÃO DA INDISCIPLINA E DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA - LIMITES E POSSIBILIDADES
Nelson Vieira Torres, Elson Luiz de Araujo
365
PDF
GÊNERO EM EXTENSÃO: APONTAMENTOS ACERCA DE UM GRUPO DE ESTUDOS PARA INICIANTES
Maria Raquel da Cruz Duran, Patrícia Aparecida Benedita Braga
366
PDF
TEORIAS RACIAIS E O DISCURSO DE BRANQUEAMENTO EM REDES SOCIAIS: A PÁGINA ORGULHO DE SER BRANCO
Laís Gomes Borges, Laís Silva, Maria Raquel da Cruz da Cruz Duran, Patricia Aparecida Benedita Braga
367-380
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave