O DISCURSO IMAGÉTICO DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO E SUA REPRESENTAÇÃO POÉTICO-VISUAL

Autores

  • Gil Peixinho Piva
  • José Antonio de Souza

Resumo

As imagens de um filme devem ser vistas como principais atributos qualitativos, de forma que, ao classificar seus recursos, não os limitem simplesmente a uma mera substituição técnica da escrita como sendo o preenchimento de um suposto vazio: com amplos (ou específicos) sentidos, o campo imagético do cinema carece sempre de um olhar minucioso, detalhado, uma atenção “devida”. Abril Despedaçado foi escolhido, dentre muitos outros filmes, pela maneira especial como seus parâmetros cinematográficos permitem-no assumir uma refinada postura, preocupada com o trabalho específico da linguagem que o caracteriza. Este artigo tem como objetivo analisar o discurso cinematográfico e suas relações com outras linguagens que permeiam a circularidade do processo de filmagem, constituindo-se numa reinvenção poético-visual para alcançar uma consciência mítico-social de sua própria narrativa simbólica.

 

Palavras-chave: discurso cinematográfico. Linguagem. Imagem. narrativa simbólica.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Piva, G. P., & de Souza, J. A. (2015). O DISCURSO IMAGÉTICO DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO E SUA REPRESENTAÇÃO POÉTICO-VISUAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 218–232. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/935