HOMOSSEXUALIDADE E ESCOLA: em busca do discurso do reconhecimento no cenário da tolerância

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva
  • José Antonio de Souza

Resumo

Os discursos acerca da inclusão consideram diversas questões relacionadas à diversidade: as questões étnicas, questões relacionadas à acessibilidade, religiosas, sexuais, entre outras. Objetivamos, assim, empreender reflexões acerca do conteúdo dos enunciados presentes na formação e práticas discursivas sobre a homossexualidade no âmbito social e ideológico, por conseguinte os reflexos nas ações das escolas, considerando que as questões discursivas estão inteiramente vinculadas às questões ideológicas que impõem barreiras à imagem do sujeito homossexual. Vários discursos atravessam, há muito, a constituição da identidade homossexual: o discurso religioso, que considera pecaminosa a relação entre pessoas do mesmo sexo; o discurso da medicina, que há algum tempo considerava homossexuais como doentes. À despeito de todas as políticas públicas, percebe-se, ainda hoje, a permanência de um discurso de tolerância, em detrimento do reconhecimento. A escola, com suas práticas de organização da rotina escolar e do currículo, ainda hoje pode atuar nas consciências dos sujeitos impondo modos de dizer e pensar as questões da sociedade e da sexualidade. Apesar das escolas assumirem um discurso de transformação social e uma visão do sujeito enquanto ator social, percebe-se no âmbito de suas práticas que se (re)produzem certos assujeitamentos simbólico, que reproduzem na formação dos sujeitos uma série de projeções convencionais sobre o sexo.

 

Palavras-chave: Discurso. Ideologia. Escola. Homossexualidade.

 

 

Downloads

Publicado

2015-04-26

Como Citar

da Silva, F. G. O., & Souza, J. A. de. (2015). HOMOSSEXUALIDADE E ESCOLA: em busca do discurso do reconhecimento no cenário da tolerância. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 321–335. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/944

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)