O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA: CIDADANIA, SOCIABILIDADE E A NÃO VIOLÊNCIA

Autores

  • Alessandro Brandete
  • Elson Luiz de Araujo

Resumo

Este estudo é parte integrante da dissertação em desenvolvimento no Mestrado em Educação e busca analisar a implantação e implementação do Programa Escola da Família junto às escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Jales, da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Faz uma relação dos objetivos do programa enquanto política pública de proteção escolar e se o mesmo tem concretizado ações de melhoria do ensino aprendizagem, da sociabilidade da comunidade e de prevenção das manifestações da violência escolar. A justificativa se faz como o Programa Escola da Família, enquanto política pública, busca desenvolver ações sócio‐educativas com atividades culturais, esportivas e lazer que possam contribuir para a minimização da violência em meio escolar e auxiliar na superação de condutas violentas por parte dos membros da comunidade, pois busca desenvolver laços de sociabilidade, amizade e de respeito entre os atores sociais. Como objetivo, a abertura das unidades escolares aos finais de semana pela rede pública estadual, propiciando através da participação ativa da comunidade e com este promover a diminuição à violência escolar em seu entorno como também analisar através da política educacional do Estado de São Paulo compreendendo o período de 2003 a 2013, a implantação do Programa Escola da Família como possível agente de redução da violência escolar.

 

Palavras-chave: Violência. Violência Escolar. Programa Escola da Família.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Brandete, A., & de Araujo, E. L. (2015). O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA: CIDADANIA, SOCIABILIDADE E A NÃO VIOLÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 364. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/950