A REDUÇÃO DA INDISCIPLINA E DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA - LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Nelson Vieira Torres
  • Elson Luiz de Araujo

Resumo

Este artigo faz uma revisão bibliográfica sobre a indisciplina e a violência escolar com um olhar sobre a produção científica que trata da prática da Educação Física na escola, pois essa disciplina pode ter um papel relevante no desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação, do respeito às regras e normas. Essa disciplina tem por característica proporcionar maior proximidade entre alunos e professores, pois aqueles se relacionam de maneira mais livre e estabelecem uma relação de confiança ao exporem necessidades, anseios e frustrações. Neste sentido, a capacidade afetiva, física, cognitiva, ética, estética e de inter-relação pessoal contribuem para o processo de ensino e aprendizagem e na relação aluno/professor, além de minimizarem a indisciplina e a violência na escola. Assim, torna-se relevante a compreensão conceitual de disciplina (no sentido de observação de preceitos), indisciplina e violência, e o papel do professor de Educação Física como mediador da aprendizagem, as alternativas pedagógicas implementadas na cultura esportiva e corporal e os aspectos afetivo-sociais envolvidos para o desenvolvimento da sociabilidade.

 

Palavras-chave: Educação Física. Disciplina. Indisciplina. Violência escolar.

 

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Torres, N. V., & de Araujo, E. L. (2015). A REDUÇÃO DA INDISCIPLINA E DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA - LIMITES E POSSIBILIDADES. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 365. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/951