FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Carolina Stefanello Pires
  • Elisângela Alves da Silva Scaff

Resumo

Esse artigo tem como foco a formação continuada na politica educacional, partindo da LDB lei n. 9394/96, passando pelo FUNDEF lei n. 9424 / 1996, PNE lei nº 10172 / 2001; FUNDEB, emenda constitucional nº53 de 2006, PDE/PAR decreto n° 6.094/2007; PARFOR decreto 6.755/2009 chegando até o novo PNE lei nº 13.005 de 2014, passando também por alguns documentos internacionais. Teoricamente, são utilizados autores que discutem sobre política de formação continuada de professores percebendo-a como um dos meios que ajudam na qualidade educacional. Sendo assim, é importante e necessário pesquisar sobre a formação continuada de professores. Com o objetivo de identificar como aconteceu a evolução das politicas educacionais, sobre formação docente. Portanto, a questão norteadora da pesquisa será: Qual é a evolução das políticas de formação continuada de professores? Para tentar responder a essa pergunta, metodologicamente a pesquisa será de cunho quali-quantitativos, compostos pelos dados dos quatro municípios; pesquisa documental, tanto em documentos internacionais, tais como UNESCO e OCDE, como também em documentos nacionais, os citados anteriormente, onde a formação docente é mencionada, fazendo uma visibilidade nas políticas públicas. Sendo que o professor é considerado como um dos elementos fundamentais para aprendizagem de seus alunos, contudo existem outros elementos que também são importantes na educação desses alunos.

 

Palavras-chave: Formação continuada. Politica de formação continuada de professores. Plano de Ações Articuladas (PAR).

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Pires, C. S., & Scaff, E. A. da S. (2015). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA POLÍTICA EDUCACIONAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 69–81. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/923