CURRÍCULO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO
Resumo
Buscamos com esse artigo suscitar uma análise do conceito de currículo e as implicações na sua estruturação e na prática para compreensão do currículo proposto para o Ensino Médio no Brasil a partir do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro. O Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Partimos do pressuposto que o currículo é uma representação social formulado dentro de um contexto histórico, ele assume uma composição dialética a partir de diferentes agentes e no decorrer da elaboração até a prática com atividade docente. O currículo utilizado como manual do conhecimento na maioria dos casos pode marginalizar os alunos e impor a estratificação. Incidir essas questões é prioridade nesse artigo para contribuir com a prática reflexiva docente pertinente ao atual contexto educacional. Para tanto, consideramos importante realizarmos uma breve contextualização histórica do conceito de currículo e sua influência no sistema educacional, a fim de questionar o currículo prescrito, a influência das políticas públicas e os interesses do livre mercado na formação das novas gerações partindo da abordagem histórico-cultural, buscando demonstrar a necessidade de construir um currículo que valorize os diferentes sujeitos e suas condições culturais. Contribuiu primordialmente para as reflexões os autores Sacristán (2000) e Moreira (2006).
Palavras-chave: Currículo. Prática Pedagógica. Política Pública.