CURRÍCULO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO

Autores

  • Tairê Mirela Santos Franzini
  • Lucélia Tavares Guimarães

Resumo

Buscamos com esse artigo suscitar uma análise do conceito de currículo e as implicações na sua estruturação e na prática para compreensão do currículo proposto para o Ensino Médio no Brasil a partir do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro. O Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Partimos do pressuposto que o currículo é uma representação social formulado dentro de um contexto histórico, ele assume uma composição dialética a partir de diferentes agentes e no decorrer da elaboração até a prática com atividade docente. O currículo utilizado como manual do conhecimento na maioria dos casos pode marginalizar os alunos e impor a estratificação.  Incidir essas questões é prioridade nesse artigo para contribuir com a prática reflexiva docente pertinente ao atual contexto educacional. Para tanto, consideramos importante realizarmos uma breve contextualização histórica do conceito de currículo e sua influência no sistema educacional, a fim de questionar o currículo prescrito, a influência das políticas públicas e os interesses do livre mercado na formação das novas gerações partindo da abordagem histórico-cultural, buscando demonstrar a necessidade de construir um currículo que valorize os diferentes sujeitos e suas condições culturais. Contribuiu primordialmente para as reflexões os autores Sacristán (2000) e Moreira (2006).

 

Palavras-chave: Currículo. Prática Pedagógica. Política Pública.

 

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Franzini, T. M. S., & Guimarães, L. T. (2015). CURRÍCULO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 110–124. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/927