O CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA: ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Autores

  • Júnior Tomaz de Souza
  • Geraldino Carneiro de Araújo

Resumo

O artigo tem por objetivo alimentar o debate sobre o estudo da gestão democrática da universidade pública, evidenciando algumas questões que envolvem o sentido de universidade, de trabalho e de gestão nos quais os atores (professores, técnicos, estudantes) se inserem. Não temos a pretensão de esgotar o tema, dado a sua complexidade e problemática, articulada com outros temas como as relações de trabalho, conceito de universidade, cultura organizacional e a gestão pública. Assim, partimos de uma metodologia que envolve uma pesquisa bibliográfica, com uma breve revisão de literatura sobre universidade, divisão do trabalho, interfaces entre universidade e administração pública e gestão democrática e, ainda, a discussão de alguns conceitos e suas problemáticas na aplicação prática. Como resultados, podemos destacar a dificuldade para se estabelecer um conceito e uma prática de gestão democrática, corroborado com a mesma dificuldade de se pensar um modelo único de instituição, bem como a dificuldade para se experimentar a prática da democracia na sociedade. Com benefícios que vão desde a otimização das atividades até a promoção do real conceito de universidade pública, a gestão democrática na universidade é um caminho possível e necessário de ser percorrido.

 

Palavras-chave: Gestão Democrática. Universidade. Administração Pública. Técnico-Administrativo.

 

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Souza, J. T. de, & de Araújo, G. C. (2015). O CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA: ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 301–320. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/943