O CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA: ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
Resumo
O artigo tem por objetivo alimentar o debate sobre o estudo da gestão democrática da universidade pública, evidenciando algumas questões que envolvem o sentido de universidade, de trabalho e de gestão nos quais os atores (professores, técnicos, estudantes) se inserem. Não temos a pretensão de esgotar o tema, dado a sua complexidade e problemática, articulada com outros temas como as relações de trabalho, conceito de universidade, cultura organizacional e a gestão pública. Assim, partimos de uma metodologia que envolve uma pesquisa bibliográfica, com uma breve revisão de literatura sobre universidade, divisão do trabalho, interfaces entre universidade e administração pública e gestão democrática e, ainda, a discussão de alguns conceitos e suas problemáticas na aplicação prática. Como resultados, podemos destacar a dificuldade para se estabelecer um conceito e uma prática de gestão democrática, corroborado com a mesma dificuldade de se pensar um modelo único de instituição, bem como a dificuldade para se experimentar a prática da democracia na sociedade. Com benefícios que vão desde a otimização das atividades até a promoção do real conceito de universidade pública, a gestão democrática na universidade é um caminho possível e necessário de ser percorrido.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Universidade. Administração Pública. Técnico-Administrativo.