DEFICIÊNCIA E PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR: BREVES APONTAMENTOS

Autores

  • Raquel Marques Ribeiro dos Santos
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

Baseado na perspectiva da Teoria Crítica, o objetivo central do artigo foi discutir as implicações do preconceito para a efetivação da inclusão escolar das pessoas PAEE no ensino comum, partindo da hipótese de que o preconceito tem sido um dos grandes impeditivos dessa efetivação. Frente ao exposto, entende-se que nossas reflexões parte das seguintes indagações: O que leva as pessoas a terem preconceito? Será que todas as pessoas tem preconceito? O preconceito é uma construção social?  Uma vez elencadas as questões norteadoras, segue-se para a fase do levantamento do aporte teórico que sustentarão estas reflexões. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico tem como aporte teórico os pesquisadores críticos da contemporaneidade e estudiosos da área, tais como Jannuzzi (2004), Amaral (1998) e Crochík (1997, 2008 2011, 2013), que contribuem para ampliar e compreender as tensões e intenções que tem estabelecido entre inclusão escolar e preconceito no ensino comum. Os resultados sugerem que a superação da exclusão perpassa não somente pelas propostas oficiais, mas pelo enfrentamento ao preconceito. E na escola a superação dessas práticas preconceituosas inicia-se por ações que possibilitem o processo de inclusão, tais como atitudes dos professores frente a essa diversidade.

 

Palavras-chave: PAEE. Inclusão Escolar. Preconceito.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Santos, R. M. R. dos, & Araujo, D. A. de C. (2015). DEFICIÊNCIA E PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR: BREVES APONTAMENTOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 337. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/946