A METÁFORA DISCURSIVA PRESENTE NA OBRA A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS

Autores

  • Gisele A. Ribeiro Sanches
  • José Antonio de Souza
  • Silvane Aparecida de Freitas

Resumo

A literatura infantil é o primeiro contato que a criança tem com o mundo da leitura.  Por esse motivo cabe refletir a respeito do texto literário voltado para a criança leitora para analisar como um objeto simbólico, um livro, produz sentidos em sua materialidade lingüística, histórica e discursiva. De tal forma que, no caso da literatura infantil, ou infanto-juvenil, não é apenas o texto o único gerador de sentidos, posto que outros elementos, como as cores, atuam na configuração da obra e de como tal obra pode ser lida. O objetivo deste trabalho é destacar alguns elementos discursivos de um texto literário a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso. Para tanto, utilizaremos alguns pressupostos teóricos da Análise do Discurso, bem como um texto de literatura infanto-juvenil, “A grande fábrica de palavras”, que é nosso objeto de análise. Nossa hipótese é a de os efeitos de sentidos evidenciados pela leitura empreendida podem confirmar que os discursos são produzidos de acordo com as diferentes esferas de atividade do homem e participar do discurso socialmente construído é participar do poder das palavras, do conhecimento e da educação. Não pretendemos esgotar todos os sentidos possíveis, mas sim ressaltar um percurso de leitura e gerador de sentidos, considerando elementos como o título, as cores, as ilustrações e a ideologia encontradas na obra literária.

Palavras-chave: Literatura infantil. Análise do Discurso. Discurso literário.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Sanches, G. A. R., Souza, J. A. de, & de Freitas, S. A. (2015). A METÁFORA DISCURSIVA PRESENTE NA OBRA A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 245–258. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/937

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