A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E DA CULTURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Carlos Alberto Lopes Filho
  • Maria Silvia Rosa Santana

Resumo

O objetivo deste trabalho constitui em discutir o currículo e a cultura da educação física escolar brasileira, além de pontuar como o cenário histórico influenciou na construção desses currículos. A metodologia consta de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Ao observar alguns aspectos históricos apontados por Benites et al (2008) é possível compreender as razões pelas quais o currículo da educação física escolar sofre influência de tendências pedagógicas que têm raízes no início e meados do século XX, apesar de novas correntes apontarem outras formas de pensar a educação física na escola. O higienismo do começo do século XX ainda permeia os currículos da área até a década de 1960. Já o tecnicismo, que durante ditadura militar deveria ter a forma de educação moral, surtiu efeito oposto, tendo grande participação na construção dos currículos atuais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no fim da década de 1990 tentam estabelecer um novo modelo, o qual tentaria abranger conteúdos negligenciados pelos currículos que vigoravam até sua implantação. Contudo, políticas educacionais emergenciais e pragmáticas entram em conflito com os conteúdos sugeridos, não contemplando a pluralidade da cultura de movimento. Conclui-se que tanto a cultura como o currículo da educação física escolar necessitam de um olhar mais atento, sob pena destes currículos se tornarem opressores e excludentes.

 

Palavras-chave: Educação física. Currículo. Cultura corporal.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Lopes Filho, C. A., & Santana, M. S. R. (2015). A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E DA CULTURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 125–135. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/928