CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFGD
Resumen
A pesquisa em tela teve por objetivo precípuo analisar o perfil dos professores que orientam os estagiários, considerando aspectos como formação, idade e tempo de atuação profissional. O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com uso de questionário, no qual se verificou o perfil dos professores. Por meio da realização de entrevistas buscou-se captar suas percepções sobre o trabalho desenvolvido, e como o estágio é organizado, quais as dificuldades enfrentadas pelos professores e pelos estagiários. A pesquisa de campo apontou que os professores orientadores do estágio vinculados à licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) possuem vasta experiência na área em que atuam, evidenciando como critérios de escolha: docentes que atuam nas disciplinas de práticas e professores que atuaram na educação básica em escolas públicas antes da docência no ensino superior. Quanto às concepções, foi evidenciado que esses professores compreendem de fato o objetivo do estágio e o valoriza dentro da matriz curricular do curso, porém alguns informaram compreender o estágio como uma disciplina, outros como um componente curricular, o que correlaciona com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que não estabelece com clareza essa distinção. Em todas as entrevistas realizadas foi destacado como dificuldade o acompanhamento dos alunos estagiários nas escolas, devido a quantidade e aos mesmos poderem escolher a instituição que normalmente são diferentes e, por vezes, em cidades vizinhas, o que limita o acompanhamento e avaliação que ocorre nestes casos somente por telefone e análise de relatórios.