O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS DOURADOS-MS

Autores

  • Taynara Tavares NASCIMENTO Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes MILITÃO Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

Muito se tem discutido acerca da formação dos professores, pois é uma temática relevante para que tenhamos uma educação de qualidade, capaz de promover a aprendizagem de forma eficaz. Dessa forma, optamos por analisar uma das vertentes da formação de professores, particularmente os pedagogos, que é o estágio curricular supervisionado obrigatório, por vezes denominado como a primeira experiência docente nas salas de aula do professor em formação. Ancorado em abordagem qualitativa, usaremos como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Analisamos as pesquisas que discutem a temática do estágio, por meio de pesquisa bibliográfica, em outras instituições que irão servir de comparação com o modelo desenvolvido na UEMS. Posteriormente, analisamos os normativos nacionais, nos detendo na Resolução n. 2 de 1 de julho de 2015 que normatiza aspectos referentes as licenciaturas, inclusive aspectos referentes ao estágio curricular supervisionado obrigatório. Finalizamos com o quadro de coleta de dados referentes ao Projeto Pedagógico de Curso da Pedagogia em que demonstramos o modelo de estágio desenvolvido na instituição.

 

Biografia do Autor

Taynara Tavares NASCIMENTO, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Academica do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

pesquisadora de iniciação cientifica- PIBIC

Andréia Nunes MILITÃO, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professora na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

01/06/2018

Como Citar

NASCIMENTO, T. T., & MILITÃO, A. N. (2018). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS DOURADOS-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4778

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>