O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS DOURADOS-MS

Taynara Tavares NASCIMENTO, Andréia Nunes MILITÃO

Resumo


Muito se tem discutido acerca da formação dos professores, pois é uma temática relevante para que tenhamos uma educação de qualidade, capaz de promover a aprendizagem de forma eficaz. Dessa forma, optamos por analisar uma das vertentes da formação de professores, particularmente os pedagogos, que é o estágio curricular supervisionado obrigatório, por vezes denominado como a primeira experiência docente nas salas de aula do professor em formação. Ancorado em abordagem qualitativa, usaremos como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Analisamos as pesquisas que discutem a temática do estágio, por meio de pesquisa bibliográfica, em outras instituições que irão servir de comparação com o modelo desenvolvido na UEMS. Posteriormente, analisamos os normativos nacionais, nos detendo na Resolução n. 2 de 1 de julho de 2015 que normatiza aspectos referentes as licenciaturas, inclusive aspectos referentes ao estágio curricular supervisionado obrigatório. Finalizamos com o quadro de coleta de dados referentes ao Projeto Pedagógico de Curso da Pedagogia em que demonstramos o modelo de estágio desenvolvido na instituição.

 


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