APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores/as

  • Raquel Pereira da SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes MILITÃO

Resumen

O presente trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “A Política Nacional de Formação de Professores: o lugar do Estágio Curricular Supervisionado”, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais e Formação Docente (GEPPEF) que busca identificar e analisar os programas e políticas docentes no cenário contemporâneo. O projeto em tela elege a implementação do Programa Residência pelas universidades situadas no Estado de Mato Grosso do Sul, localizado na Região Centro-Oeste do país. A partir de dados disponibilizados no repositório da CAPES mapeamos a quantidade de universidades que aderiram ao Programa na Região Centro-Oeste. Tivemos como fonte da informação o Edital CAPES 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica Resultado Final da Primeira e Segunda Etapas de Seleção, publicado no D.O.U em 29/05/2018. Verificamos que na Região Centro-Oeste foram habilitadas 24 instituições, sendo sete no Distrito Federal; sete no estado de Goiás; cinco no estado de Mato Grosso do Sul e cinco instituições no estado de Mato Grosso. Elegemos para o presente texto, o Projeto de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) localizadas no estado de Mato Grosso do Sul.

Biografía del autor/a

Raquel Pereira da SILVA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licencianda em Pedagogia. Bolsista PIBIC-AAF/CNPq.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

SILVA, R. P. da, & MILITÃO, A. N. (2019). APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 2–12. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5862

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