O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS DOURADOS-MS

Autores/as

  • Taynara Tavares NASCIMENTO Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes MILITÃO Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumen

Muito se tem discutido acerca da formação dos professores, pois é uma temática relevante para que tenhamos uma educação de qualidade, capaz de promover a aprendizagem de forma eficaz. Dessa forma, optamos por analisar uma das vertentes da formação de professores, particularmente os pedagogos, que é o estágio curricular supervisionado obrigatório, por vezes denominado como a primeira experiência docente nas salas de aula do professor em formação. Ancorado em abordagem qualitativa, usaremos como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Analisamos as pesquisas que discutem a temática do estágio, por meio de pesquisa bibliográfica, em outras instituições que irão servir de comparação com o modelo desenvolvido na UEMS. Posteriormente, analisamos os normativos nacionais, nos detendo na Resolução n. 2 de 1 de julho de 2015 que normatiza aspectos referentes as licenciaturas, inclusive aspectos referentes ao estágio curricular supervisionado obrigatório. Finalizamos com o quadro de coleta de dados referentes ao Projeto Pedagógico de Curso da Pedagogia em que demonstramos o modelo de estágio desenvolvido na instituição.

 

Biografía del autor/a

Taynara Tavares NASCIMENTO, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Academica do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

pesquisadora de iniciação cientifica- PIBIC

Andréia Nunes MILITÃO, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professora na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

NASCIMENTO, T. T., & MILITÃO, A. N. (2018). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS DOURADOS-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4778

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>