O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
O trabalho em tela integra a pesquisa interinstitucional desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) que investiga a configuração do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos diversos cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ambas situadas na cidade de Dourados, região Centro-Oeste. Tem por escopo identificar e analisar como se fundamentam e como se desenvolvem as práticas dos estágios Curriculares Obrigatórios em duas universidades públicas de Mato Grosso do Sul. A proposta centra-se em identificar o perfil dos professores da educação básica que supervisionam os estagiários das licenciatura vinculados à Universidade Federal da Grande Dourados. Procura captar as expectativas e percepções desses sujeitos com relação ao estágio supervisionado. Busca ainda identificar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório na universidade e no campo de estágio e analisar a recepção dos estagiários pelos docentes da educação básica. Os objetivos que norteiam a investigação são: analisar as concepções e práticas dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios realizados nas escolas de Educação Básica pelos licenciados da UFGD; mapear a produção bibliográfica sobre Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos repositórios on-line Scielo e Redalyc; identificar o perfil dos docentes da Educação Básica que supervisionam o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório dos licenciandos da UFGD; identificar atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nas escolas de Educação Básica (campo de estágio). Os procedimentos metodológicos assumidos ancoram-se em abordagem qualitativa e elege a pesquisa bibliográfica visando a aproximação do campo de pesquisa. Num segundo momento aplicaremos questionário e realizaremos entrevista com os estagiários a fim de levantar o perfil e as concepções desses sujeitos acerca das vivências no estágio.