DEMONSTRAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Walteir de Paula FERREIRA
  • Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO

Resumen

O trabalho apresenta o projeto que irá ser desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso em Matemática da UFGD, mostrando uma visão sobre a importância da demonstração na matemática, bem como a relevância de utilizá-las nos processos de ensino e de aprendizagem, buscando evidenciar uma compreensão total dos assuntos apresentados no curso de formação de professores de matemática, tendo em vista as inúmeras aplicações da matemática em diversas áreas do conhecimento e os incontáveis teoremas existentes. Compreendemos que na maioria das vezes o papel da demonstração não deve ser o ponto inicial, mas ela pode ser desenvolvida para criar possibilidade aos alunos de atingirem uma compreensão mais aprofundada sobre o valor e a natureza da matemática dedutiva. A demonstração não é apenas um meio de verificação de um resultado já descoberto, mas muitas vezes também uma forma de explorar, analisar e descobrir novos resultados e muitas vezes possibilita uma generalização e a criação de novos métodos. Tomando como ponto de partida o objetivo desta pesquisa, que é investigar a demonstração no ensino e aprendizagem de matemática, adotamos o método de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Com essa abordagem, a pesquisa buscará investigar o ensino e aprendizagem da matemática através de demonstrações trazendo uma explicação geral, através de delimitações de estudo, levantamento bibliográfico, leitura e análise de documentos sobre o tema. O grande desafio é encontrar formas mais efetivas de usar as demonstrações para promover a compreensão matemática em sala de aula. Com a pesquisa, espera-se buscar uma forma de melhorar a relação do aluno com a matemática, quebrando o (pré)conceito de que a “Matemática é difícil” (destinada a um grupo de pessoas intelectualmente privilegiadas) mostrando que não tem necessidades de memorização de fórmulas, estimulando o pensamento critico e o raciocínio lógico.

Publicado

2017-11-20

Cómo citar

FERREIRA, W. de P., & FIGUEIREDO, T. D. (2017). DEMONSTRAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 231. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4111

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>