POR QUE ESCOLHER LICENCIATURA? UMA PESQUISA DE/COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Kim Oliver Mariano CAVALHEIRO, Angelo Marcio BERNARDES JÚNIOR, Victor Ferreira RAGONI, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio de quatro escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul que almejam ingressar em cursos de licenciatura. A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos do PIBIC – EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – Ensino Médio) vinculado GPTEM – UFGD/CNPq (Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática) em três escolas de Dourados e uma de Itaporã, e contou com a participação de 110 entrevistados. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas onde os alunos responderam perguntas como “Idade”, “Modalidade de escolha” onde escolheriam entre Licenciatura, Bacharelado, Tecnólogo ou outro, e, quando optassem pela licenciatura, era solicitado que continuassem a responder o questionário. Por último, eram questionados sobre os motivos que os levaram à escolha da licenciatura. A partir disso, na análise dos questionários constatamos que apenas 27 alunos optaram por licenciatura e, em seguida, analisamos a pergunta onde esses alunos descreviam os motivos que o fizeram escolher cursos de licenciatura. Com as respostas construímos um Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), intitulado “DSC 1 – Por que escolher licenciatura?”, onde constatamos pretensões futuras, tais como, “incentivar os seus alunos” (DSC 1), “ser um bom professor” (DSC 1), “passar conhecimentos de maneira social” (DSC 1). Com esta pesquisa podemos constatar  que poucos alunos estão interessados em ingressar em um curso de licenciatura, centrando a questão da profissão professor ser pouco valorizada destacam que este é um dos motivos pelo qual os alunos não querem essa modalidade de curso.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.