UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS COLETIVOS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Juliana Medeiros NUNES Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO

Resumo

Vivemos em uma cultura digital que usa e se beneficia dos recursos que já estão disponíveis e que são constantemente remodelados, recriados. Assim, destacamos que pensar e agir com o uso das tecnologias digitais no contexto educativo necessita ser algo planejado, algo que parta da necessidade e da compreensão de professores, alunos e demais agentes que atuam neste contexto. Neste sentido é que estamos desenvolvendo este trabalho, o qual está sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática – GPTEM/CNPq da UFGD por meio do PROLICEN (Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura). A pesquisa constitui-se em estudo bibliográfico com enfoque no uso pedagógico das tecnologias digitais no intuito de buscar embasamento teórico. Posteriormente foi criado um questionário com questões abertas que tinham como objetivo visualizar as formas de inserção e uso das tecnologias digitais no meio acadêmico, em especial no contexto do curso de licenciatura em matemática da UFGD, buscando assim compreender como os professores formadores utilizaram, quais tecnologias utilizaram e o que os acadêmicos puderam compreender sobre o uso da tecnologia em sua formação inicial, ou seja o que poderão levar como possibilidades para seu futuro campo de atuação. Deste modo contribuindo para a ampliação e a melhoria da formação acadêmica na busca por apontamentos sobre metodologias para o uso das tecnologias digitais. Tais questões foram enviadas aos três acadêmicos que concluíram o curso no ultimo semestre de 2017, afim de que possamos construir discursos coletivos com as falas singulares de cada um. Após a construção, está sendo feito uma analise dos discursos, para que seja possível compreender como os recursos digitais são utilizados na formação inicial de professores e como as formas em que estes recursos são utilizados são capazes de influenciar as perspectivas pedagógicas dos futuros professores.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

NUNES, J. M., & FIGUEIREDO, T. D. (2018). UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS COLETIVOS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4806

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>