O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS ESTAGIÁRIOS DAS LICENCIATURAS DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

  • Fabiula Souza da SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes MILITÃO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório elemento fulcral da formação inicial de professores teve, especialmente na década de 1990, crescente importância nos normativos nacionais. Como exemplo, temos: a) Resolução CNE/CP n. 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação e Básica em nível superior; b) Resolução CNE/CP n. 2/2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada; e, c) Lei n. 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio dos estudantes. Conquanto a normatização tenha sido aperfeiçoada, pouco se sabe sobre o que pensam os estagiários sobre esses processos. A investigação em tela integra a pesquisa interinstitucional “A configuração do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores” que investiga o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pela Universidade Federal da Grande Dourados, ambas situadas na cidade de Dourados, região Centro-Oeste. Propõe-se a identificar o perfil e as concepções dos estagiários das universidades mencionadas acerca do estágio, buscando captar as expectativas e as percepções destes sujeitos sobre o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório para sua formação docente. Para tanto, procura responder a questão: Na percepção dos estagiários como as atividades realizadas na Universidade e na Escola de Educação Básica contribuem para a formação inicial docente? A pesquisa em tela situa-se na linha dos estudos descritivos uma vez que visa conhecer os sujeitos, suas características e problemas. A natureza da investigação levou-nos a optar por alguns instrumentos e procedimentos de recolha de dados. Dentre os quais, destaca-se: pesquisa bibliográfica, questionário e entrevistas.

Biografia do Autor

Fabiula Souza da SILVA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licencianda em Pedagogia pela UEMS/Dourados. Bolsista PIBIC/UEMS.

Andréia Nunes MILITÃO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação da UEMS/Paranaíba.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

SILVA, F. S. da, & MILITÃO, A. N. (2019). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS ESTAGIÁRIOS DAS LICENCIATURAS DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 527. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5895

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado

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