Valorização dos trabalhadores da educação nas escolas de educação básica da rede Estadual em Dourados-MS
Resumo
A pesquisa tem como objeto de análise a valorização dos trabalhadores da educação não-docentes que atuam em escolas estaduais localizadas na região central e na periferia da cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. Os objetivos da presente pesquisa compreendem: a) analisar os elementos constitutivos da valorização dos profissionais da educação dos servidores escolares estaduais; b) problematizar os efeitos das condições de trabalho sobre o adoecimento dos trabalhadores. Parte-se da hipótese que a maioria dos profissionais da educação estadual desconhecem que a garantia de condições de trabalho adequadas é um direito e um dever dos órgãos responsáveis. Ancora-se em abordagem qualitativa e recorre aos procedimentos de questionário e entrevistas para a coleta de dados. A questões que norteiam esta pesquisa procuram responder: Os profissionais da educação/funcionários administrativos se sentem valorizados no trabalho? Estes trabalham em condições adequadas? Como se dá sua no interior da escola? Há o reconhecimento como profissionais da educação não pertencentes ao quadro do magistério sobre o seu papel no processo educacional? Conclui-se que os funcionários administrativos não se sentem valorizados pelos membros da comunidade escolar, nem mesmo pelo poder público. Acessar cursos profissionalizantes não gerou ganhos salariais do mesmo modo que não passaram a ser reconhecidos pelos membros da comunidade escolar.