SALA DE RECURSO: espaço adicional às pessoas com habilidades específicas

Patrícia Vilela dos Santos Faria, Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo


A sala de recursos é um processo de ensino/aprendizagem para alunos com deficiência, a fim de que os mesmos tenham um atendimento diferenciado do ensino comum e assim um melhor desenvolvimento do educando para os estudos. Este trabalho de pesquisa de campo é resultado da minha monografia defendida junto ao curso de Especialização da UEMS de Paranaíba, o qual me deu embasamento, para desenvolver este artigo. O ciclo de pesquisa foi realizado com vistas a obter respostas para as seguintes questões: Qual a função da sala de recursos na proposta de educação escolar inclusiva? A legislação que norteia a criação das salas de recursos é clara e favorece sua implementação nas escolas? A sala de recursos criada em uma escola no município de Paranaíba atende aos princípios legais e as necessidades dos alunos com deficiência das escolas? Trata-se de uma pesquisa voltada para a abordagem qualitativa e com dados levantados nos documentos e nas entrevistas, visto que considere a importância da entrevista em estudos qualitativos, pois facilita a aproximação com os sujeitos do estudo e com o objeto estudado. Ater-se-á primeiramente a observação do trabalho realizado pelo professor, sua organização e o funcionamento e os materiais utilizados para se trabalhar as especificidades das deficiências. Posteriormente, apresentar-se-á uma análise e alguns questionamentos feitos durante a observação do trabalho realizado pelo professor da sala de recurso. Propor-se-á, finalmente, um estudo voltado para compreender o processo de ensino/aprendizagem da sala de recursos, mas também de oferecer referencias de temas para próximos estudos, pois não é possível concluir um estudo com tanta importância como a inclusão escolar.

Palavras-chave: sala de recursos. Inclusão. ensino/aprendizagem.


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ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719