RE(DEFININDO) O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O conceito de Deficiência Intelectual apresenta-se, hoje, como um dos mais polêmicos e ambíguos. Todavia, em tempos de Educação Escolar Inclusiva, faz-se urgente uma compreensão acurada sobre esse conceito e suas determinações. Não se trata, contudo, de recorrer a qualquer abordagem epistemológica, mas sim àquela que não ignora a relação dialética que de fato há entre as circunstâncias endógenas e exógenas. Diante disso, o presente artigo, fruto de estudos bibliográficos, tem como principal objetivo articular uma reflexão totalizante sobre algumas dimensões conceituais desta deficiência humana e suas principais inter-relações. Para tanto, recorre às contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, justamente por vislumbrar nos pressupostos teóricos dessa escola os fundamentos necessários para resolver tal impasse. Nesse sentido, as considerações de Vygotsky sobre deficiências primárias e secundárias, além de sua tese clássica sobre a origem sócio-cultural do psiquismo, revelam-se de importância decisiva para que se delineiem novos contornos paradigmáticos na conceituação da Deficiência Intelectual.
Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Dialética. Educação Escolar Inclusiva.