CEGUEIRA OU DEFICIÊNCIA VISUAL: DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
A inclusão escolar das pessoas cegas ou com deficiência visual é uma obrigação legal, entretanto, alguns obstáculos vêm interpondo a realização desse processo, como é o caso das adequações do espaço físico que comprometem a acessibilidade da pessoa com deficiência visual. Assim, objetivamos com este estudo suscitar reflexões sobre o processo de inclusão do aluno cego ou deficiente visual no âmbito do sistema regular de ensino, e refletir sobre a organização desses espaços para receber os novos alunos. Para atingir tais objetivos, apoiamo-nos na pesquisa bibliográfica. Compreendemos que os alunos cegos ou com deficiência visual precisam de um ambiente adequado, com materiais apropriados e de um educador que busque conhecer o seu aluno e as suas necessidades, pois, conhecendo esse aluno, a sua prática poderá se tornar melhor e mais adequada na sala de aula. É relevante que se compreender que, oportunizando-se a convivência em sociedade das pessoas com deficiências estas terão autonomia e poderão obter êxitos em suas vidas.
Palavras-chave: Cego. Deficiência Visual. Educação Inclusiva. Paradigmas da Educação Especial.