CEGUEIRA OU DEFICIÊNCIA VISUAL: DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Edinéia da Silva Freitas
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

 A inclusão escolar das pessoas cegas ou com deficiência visual é uma obrigação legal, entretanto, alguns obstáculos vêm interpondo a realização desse processo, como é o caso das adequações do espaço  físico  que  comprometem  a  acessibilidade  da  pessoa  com  deficiência  visual.  Assim, objetivamos  com  este  estudo  suscitar  reflexões  sobre o processo de  inclusão do  aluno  cego ou deficiente  visual  no  âmbito  do  sistema  regular  de  ensino,  e  refletir  sobre  a  organização  desses espaços  para  receber  os  novos  alunos.  Para  atingir  tais  objetivos,  apoiamo-nos  na  pesquisa bibliográfica. Compreendemos  que  os  alunos  cegos  ou  com  deficiência  visual  precisam  de  um ambiente  adequado,  com materiais  apropriados  e  de  um  educador  que  busque  conhecer  o  seu aluno e as suas necessidades, pois, conhecendo esse aluno, a sua prática poderá se tornar melhor e mais  adequada  na  sala  de  aula.  É  relevante  que  se  compreender  que,  oportunizando-se  a convivência  em  sociedade das pessoas  com deficiências  estas  terão  autonomia  e poderão obter êxitos em suas vidas. 

Palavras-chave:  Cego.  Deficiência  Visual.  Educação  Inclusiva.  Paradigmas  da  Educação Especial. 

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Freitas, E. da S., & Araujo, D. A. de C. (2016). CEGUEIRA OU DEFICIÊNCIA VISUAL: DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3341

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