SURDEZ: TENDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO
Resumo
A educação inclusiva tem se deparado com vários pontos de discussão, um deles é a forma de comunicação das pessoas com surdez e sua influência na aprendizagem do aluno no ensino regular. Para ampliar essa discussão objetiva-se apresentar as tendências que norteiam a comunicação de pessoas com surdez (oralismo, comunicação total e bilinguismo), e como essas tendências influenciaram o ensino de pessoas com surdez no processo histórico de atendimento educacional de pessoas surdas. Posteriormente, averiguar a tendência seguida em duas escolas do município de Paranaíba/MS que possuem alunos com surdez. Para isso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica apresentando os conceitos que norteiam as tendências de comunicação de pessoas com surdez e suas implicações na educação. As formas de comunicação de pessoas com surdez apresentam uma complexa discussão da comunidade surda com a não-surda. Constatou-se que as mudanças na forma de comunicação ocorreu pela mudança no atendimento à pessoa com deficiência. No que se refere ao espaço escolar se evidencia um contraste entre o ideal difundido atualmente, com a prática aplicada. Portanto, ao se discutir sobre as relações que norteiam a pessoa com surdez no espaço escolar, observa-se que mesmo com as mudanças ocorridas historicamente, o processo de desenvolvimento é lento.
Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Surdez. Tendências de Comunicação.