SURDEZ: TENDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO

Autores

  • Dayane Rocha de Oliveira
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

A educação inclusiva tem se deparado com vários pontos de discussão, um deles é a forma de comunicação das pessoas com  surdez e  sua  influência na aprendizagem do aluno no ensino regular.  Para  ampliar  essa  discussão  objetiva-se  apresentar  as  tendências  que  norteiam  a comunicação  de  pessoas  com  surdez  (oralismo, comunicação  total  e  bilinguismo),  e  como essas  tendências  influenciaram  o  ensino  de  pessoas  com  surdez  no  processo  histórico  de atendimento educacional de pessoas surdas. Posteriormente, averiguar a tendência seguida em duas  escolas  do  município  de  Paranaíba/MS  que  possuem  alunos  com  surdez.  Para  isso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica apresentando os conceitos que norteiam as tendências de  comunicação  de  pessoas  com  surdez  e  suas  implicações  na  educação.  As  formas  de comunicação  de  pessoas  com  surdez  apresentam  uma  complexa  discussão  da  comunidade surda com a não-surda. Constatou-se que as mudanças na forma de comunicação ocorreu pela mudança  no  atendimento  à  pessoa  com  deficiência. No  que  se  refere  ao  espaço  escolar  se evidencia um contraste entre o ideal difundido atualmente, com a prática aplicada.  Portanto, ao se discutir sobre as relações que norteiam a pessoa com surdez no espaço escolar, observa-se que mesmo com as mudanças ocorridas historicamente, o processo de desenvolvimento é lento.

Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Surdez. Tendências de Comunicação.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

de Oliveira, D. R., & Araujo, D. A. de C. (2016). SURDEZ: TENDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3475

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