UM NOVO OLHAR SOBRE AS DEFICIÊNCIAS HUMANAS: A CARACTERIZAÇÃO POSITIVA DO DEFEITO
Resumo
Atualmente as escolas de ensino regular estão recebendo alunos com diferentes tipos de deficiências, pois busca-se praticar agora uma Pedagogia da Inclusão e do convívio positivo com as diferenças. Entretanto, os educadores, como toda a sociedade, ainda estão assimilando essa mudança paradigmática e muitas vezes acabam vendo a deficiência como um aspecto negativo e anormal do desenvolvimento humano. A nova realidade exige, contudo, a superação de tal conceito equivocado e a síntese de uma abordagem favorável à pessoa com deficiência, que não enfoque apenas suas fraquezas, mas, sobretudo, suas potencialidades. Este artigo objetiva, então, caracterizar positivamente as deficiências humanas para sensibilizar os educadores e mostrar-lhes que a própria deficiência pode criar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para aqueles que a apresentam. À sua redação final, antecederam estudos bibliográficos de textos de Vygotsky, Luria e Rodina que tratavam diretamente dessa questão, extraindo-se deles as informações relevantes que vinham ao encontro dos objetivos pretendidos. Com as leituras, foi possível descobrir que a teoria da compensação social do defeito, endossada por esses autores, apresenta-se como a ferramenta básica para a caracterização de um conceito positivo da deficiência, pois ela sugere que “defeitos naturais” podem ser um estímulo à emergência de outras habilidades, as quais substituiriam aquelas lesionadas e proporcionariam ao indivíduo um melhor ajustamento social.
Palavras-chave: Deficiências humanas. Inclusão. Compensação. Habilidades.