PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PROPOSIÇÃO TEÓRICO METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani. Teve como objetivo analisar a relação dialética prática/teoria/prática que norteia essa abordagem pedagógica. Os estudos teóricos de Dermeval Saviani apontam para a necessidade de um contínuo desenvolvimento didático-pedagógico de sua proposta. Nessa proposta devem ser observadas ciclicamente: a prática social inicial, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final.

Palavras-chave: Concepção Dialética. Formação Continuada. Pedagogia Histórico-

Crítica.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Araujo, D. A. de C. (2016). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PROPOSIÇÃO TEÓRICO METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA. ANAIS DO SCIENCULT, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3443

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>