O USO DO JOGO DE QUEBRA-CABEÇA: PASSATEMPO OS ESTÍMULOS AO DESENVOLVIMENTO?
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Educação Infantil, JogoResumo
Este tem por objetivo relatar experiências a partir da construção e uso de um jogo de quebra-cabeça, desenvolvidas no Centro Integrado de Educação Infantil-CIEI Gregória Martins no municipio de Maracaju/MS. Esta atividade faz parte das ações do Programa Residência Pedagógica-RP, do curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Maracaju da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O programa RP nos possibilitou aproximação com a realidade escolar em tempos de pandemia, por COVID-19. Assim, as formações realizadas pelas docentes orientadoras e as atividades promovidas pela preceptora do CIEI, lócus principal das atividadades do RP, nos permitiu conhecer: o planejamento, a rotina, o Projeto Pedagógico da ecsola e contribuiu para o processo de realização de uma regência escolar, isto é, experiência docente. A proposta desta regência consistiu em confeccionar um quebra-cabeça com o tema atualidade da COVID-19, para crinças de 2 a 3 anos de idade. A atividade se deu da seguinte forma: num primeiro momento fizemos contação de a história para as crianças, por meio de vídeo e encaminhamos um livro em PDF para que as famílias também explorassem. No segundo momento, estimulamos as famílias a dialogar com as crianças contando o que é um jogo quebra cabeça, até chegar o momento do jogo, em família, propriamente dito. Os recursos utilizados foram: papelão, cola tesoura e a imagem de uma página do livro impressa e adaptada ao formato de quebra-cabeças. Como metodologia, optamos por intervenção pedagógica, em que objetivos propuseram: ampliar e explorar suas capacidades corporais, desenvolver atitudes de confiança e autonomia, manifestar na interação com os outros, ampliar as possibilidades de socialização. Como resultados notamos a presença de imagens das crianças realizando a atividade, por meio de fotos e vídeos, que os pais enviaram no grupo de WhatsApp. Diante disso, defendemos que o brincar na Educação Infantil, constitui-se uma atividade principal e que os jogos são estímulos ao desenvolvimento infantil, além disso,
observamos o envolvimento das famílias. A regência, aqui descrita, foi realizada em dupla de residentes sob supervisão da preceptora e das docentes orientadoras, o que garantiu êxito tanto na confecção do jogo, quebra-cabeça, como alcance da participação das famílias.
Referências
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