Desafios do programa residência pedagógica em tempos de pandemia. Universidade Estadual Mato Grosso do Sul - UEMS

Autores

  • Mariele Aparecida Santos Barbosa UEMS
  • Juliana Correia dos Santos UEMS
  • Héllen Thaís dos Santos UEMS
  • Eliane Terezinha Túlio Ferronato UEMS

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Educação Infantil, Estágio

Resumo

O presente resumo tem por finalidade descrever como foram/estão sendo, as experiencias vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica-RP, bem como destacar os desafios do estágio em tempos de pandemia, a perspectiva a ser relatada é baseada nas vivencias de duas acadêmicas do curso de pedagogia da UEMS-Maracaju. Mesmo que o estágio obrigatório na educação infantil tenha nos dado uma prévia de como trabalhar na educação infantil, o RP nos proporcionou uma experiência mais completa, e ousamos dizer, mais complexa também, pois não era mais só uma semana de observação, outra semana de coparticipação e alguns dias de regência, uma vez ingressas no programa, passamos a ter discussões quase que semanais, em corversas com as demais colegas, podemos eleger alguns desafios que surgiram por conta da Pandemia, para a grande parte das estagiarias relatavam falta de habilidade com as ferramentas tecnologicas, como Word, Power Point, assim como gravar e editar os videos a serem enviados as familias com as atividades para as crianças. As atividades normalmente são planejadas de forma coletiva, mas são realizadas individualmente ou em dupla. Concordamos que, pensar estas atividades e mais ainda executa-las de forma remota é um desafio, pois além delas terem por objetivo principal o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, elas precisam ser de fácil execução, pois as crianças estando em casa normalmente não possuem todos os materiais que teriam a disposição se estivessem no presencial, e não podem contar com nosso apoio de forma presencial, somente virtual, que é por meio de um vídeo gravado, em que ensinamos a fazer a atividade e pedimos a colaboração dos famíliares, a participação das familias tem sido essencial para que possamos trabalhar. As discussões com a professora servem para nos auxiliar na elaboração destas atividades, para montarmos os planos de aula, que a partir deste ano seguem um modelo quinzenal, em que devemos trabalhar todos os campos de experiencias da Base Nacional comum Curricular (BNCC). É desafiador pensar, propor e elaborar atividades para crianças realizarem em casa, é desanimador saber que nem todos as realizam, mas o ensino na pandemia tem servido para nos reinventar em quanto profissionais em formação, para nos motivar a fazer a diferença, a utilizar os mais variados recursos aos quais temos acesso: vídeos, musica, contação de histórias, enfim, usar a imaginação e a criatividade para proporcionar as crianças experiencias prazerosas, divertidas, lúdicas, de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Tem sido gratificante fazer parte deste programa, e nada nos faz mais feliz do que receber as atividades realizadas pelas crianças, sejam elas em fotos, vídeos, ou por meio da devolutiva das atividades impressas.

Referências

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

Santos Barbosa, M. A., Correia dos Santos, J., dos Santos, H. T., & Túlio Ferronato, E. T. (2021). Desafios do programa residência pedagógica em tempos de pandemia. Universidade Estadual Mato Grosso do Sul - UEMS. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8209

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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