ATUAÇÃO COMO PRECEPTOR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino Fundamental II, AlfabetizaçãoResumo
O presente resumo é uma síntese da experiência de residência pedagógica na educação infantil realizado no primeiro semestre do ano de 2023 do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, situada no Município de Maracaju - MS. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática; contribuir para a construção da identidade profissional docente; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.O presente resumo tem o objetivo descrever a vivência e as experiências vividas por quatro acadêmicas do curso de pedagogia –Uems de Maracaju / Ms, no Programa Residência Pedagógica. Onde desenvolveu seus trabalhos na Escola Estadual Cambarai, no 6º ano do ensino fundamental II. Ousamos dizer que o RP para as acadêmicas foi desafiador, pois a unidade escolar está em reforma, e estamos colhendo frutos de uma pós pandemia, ou seja, reflexos na alfabetização e socialização dos educandos. As acadêmicas passaram por estágios obrigatórios na educação infantil e nas séries iniciais e finais do fundamental I, o RP no 6º ano proporcionou uma experiência ousada e complexa. Ao ingressar no programa, fizeram leitura do PPP e do Regimento Interno da unidade escolar. Fizemos duas duplas, uma ficou no período matutino e outra no vespertino, acompanhado a professora de lingua portuguesa, inicialmente fizeram a observação da turma, e a troca de informações com a docente. Aos poucos foi inserindo elas na rotina da sala de aula, apresentando o planejamento, e fazendo acompanhamento de atividades durante as aulas, tendo em vista que alguns alunos possuem dificuldades na leitura escrita e na socialização. De forma lúdica foi trabalhado a leitura, as acadêmicas retiraram alguns alunos com dificuldade, e foi feito a leitura junto com os alunos que apresentam essas dificuldades, depois junto com a turma foi realizado atividades lúdicas como caça – palavras, músicas e confecção de pequenos livros contendo histórias criadas por eles.
Referências
Sem referências