PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO BERÇÁRIO: EXPERIÊNCIAS COM BRINQUEDOS MUSICAIS FEITOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Educação Infantil, BrinquedosResumo
O presente resumo tem por objetivo relatar experiências da prática pedagógica, desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica- RP, no curso de Pedagogia-Unidade Universitária de Maracaju da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas no Centro Integrado de Educação Infantil-CIEI Gregória Martins no município de Maracaju/MS. Algumas ações do RP iniciaram no ano de 2020, assim, participamos das atividades realizadas neste período de regência, na educação Infantil, remotamente. Nesse sentido, conhecemoso espaço físico do CIEI por meios virtuais, devido a pandemia, causada pela Covid-19, usando redes sociais e outros meios de comunicação digital, como whatsapp; gmail; google meet, para coparticipar das experiências. Além deste, participamos do planejamento da professora preceptora, integrante do RP, em que diz respeito à gestão escolar, analisamos o Projeto Pedagógico da Unidade e tivemos diálogos com as gestoras sobre a atual situação e como estão sendo os planejamentos e a nova didática praticada no novo âmbito digital da sala de aula. Após essas etapas, iniciamos a regência em que confeccionamos brinquedos com materiais recicláveis, para as crianças e suas famílias, mediante a brincadeira poder alcançar os seguintes objetivos, estabelecidos pela regência: explorar diferentes fontes sonoras; acompanhar brincadeiras cantadas com instrumentos; explorar sons produzidos pelo chocalho confeccionado; brincar livremente; movimentar o corpo sozinho de acordo com a sua vontade e necessidade. Os brinquedos são elaborados por embalagens de alimentos que muitas crianças estão familiarizadas, desde a caixa de leite fermentado ao frasco de iogurte, confeccionados para o alcance do público infantil com características lúdicas nos rótulos entre outras propriedades voltadas para o marketing infantil e, sendo assim, grande consumo pelos mesmos. Com isto, a confecção se tornou fácil, aprimorando os instrumentos com objetos que emitem sons e barulhos de diferentes tons (do agudo ao grave) utilizando diversos objetos, desde pedras pequenas até alimentos não perecíveis fora do prazo de validade e que não podem mais serem consumidos, milho, feijão entre outros, evitando o desperdício. Portanto, como metodologia, optamos por intervenção pedagógica, em que articulamos o uso dos chocalhos e exploração musical com o movimento dos bebês estimulados por suas famílias. Como resultados, destacamos o envolvimento das famílias e movimentação dos bebês, demonstrada por meio de fotos e vídeos dos bebês manipulando o chocalho e cantando as músicas sugeridas. Ressaltamos que, em tempos de pandemia, as casas se tornaram ambientes de aprendizagem e as famílias indispensáveis neste processo.
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