RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO REMOTO DE ARTES CÊNICAS EM CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Marcos Vinicius Mamedio dos Santos UEMS
  • Gláucia Vieira Pires de Oliveira UEMS
  • Matheus Vinícius de Sousa Fernandes UEMS
  • Osvanilton de Jesus Conceição UEMS

Palavras-chave:

Ensino, Teatro, Educação remota

Resumo

São muitos os desafios que permeiam a educação pela via remota em tempos de pandemia da Covid-19, portanto, a educação básica de um modo geral buscou outros modos de utilização de ferramentas nas mais diversas perspectivas para o desenvolvimento de atividades. O presente resumo apresenta algumas reflexões sobre o processo de planejamento das aulas para a disciplina de Arte/Teatro na Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, na escola Elpídio Reis de Campo Grande-MS, desenvolvido por meio do Programa Residência Pedagógica. Para tanto, a proposta em andamento se faz na perspectiva de análise do material produzido junto ao projeto, possibilidades que conduziram um olhar para um outro viés metodológico, com vistas a uma perspectiva teórico-prática com diversas ferramentas que destoam do que entendemos como comum a área do teatro na educação até então. Essa aplicação realizada durante o processo de formação como arte-educador no Programa, se fez necessária, no momento em que as possibilidades de encontros presenciais foram escassas devido à pandemia. Cabe por aqui ressaltar que no desenvolvimento do projeto as ferramentas tecnológicas se tornaram aliadas para a preparação dos estudantes residentes, assim sendo, as plataformas digitais, aplicativos distintos e salas virtuais colaboraram diretamente para que o acontecimento do projeto ocorresse de modo efetivo. Ir ao
encontro de ferramentas que possam auxiliar nesse processo é estar atento aos distintos modos de se fazer educação, sendo assim, ao buscarmos inserção na realidade da educação durante o período supracitado, se fez necessário o uso de materiais e ferramentas possíveis, também no desenvolvimento das aulas, dentro das limitações dos estudantes e acesso. Neste trabalho, caberá a discussão de como o ensino remoto está se consolidando, e tornar-se parte dessa construção já é ponto pacífico na formação do arte-educador no pós pandemia. Ainda, por meio dessas possibilidades apresentadas e ferramentas, é de suma importância pensar nas interferências em como determinadas propostas facilitaram a participação do alunado e da comunidade escolar. Não menos importante e como parte inerente do processo, cabe a reflexão da imersão do grupo familiar na proposta das atividades, tornando-se co-participante dos diversos processos e caminhos na prática do teatro pela via remota e na importância de entender o jogo, uma brincadeira enquanto um campo promotor de imaginação, expressividade, criatividade, sobretudo a comunicação do(a) aluno(a) com o mundo que o cerca.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Mamedio dos Santos, M. V., Vieira Pires de Oliveira, G., de Sousa Fernandes, M. V., & de Jesus Conceição, O. (2021). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO REMOTO DE ARTES CÊNICAS EM CONTEXTO PANDÊMICO. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8269

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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