EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COMO RESIDENTE

Autores

  • Elivania Pereira de Oliveira UEMS
  • Danny Ellen Serafin UEMS
  • Héllen Thaís dos Santos UEMS

Palavras-chave:

Educação Infantil, Crianças, Residência Pedagógica

Resumo

Introdução: O presente relatório busca descrever e analisar as experiências e aspectos dos trabalhos desenvolvidos durante o estágio supervisionado do Projeto Residência Pedagógica, realizado na Creche CIEI Gregoria Martins, localizada no munícipio de Maracaju-MS. A referida instituição atende crianças com idade de 4 meses até 3 anos de idade, desenvolvendo a funação do cuidar e educar pedagógico de maneira integral. Objetivos: A finalidade do Programa de Residência Pedagógica – RP, visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores. O estágio busca proporcionar ao acadêmico uma oportunidade de demonstrar sua criatividade e capacidade, bem como perceber sua aptidão ténica, relatando a importância da experiência da prática. Metodologia: Para elaboração do presente relatório, foi realizada uma pesquisa observacional, junto as turmas do Berçário, Jardim I e II; o estágio contou com 7 encontros, durante o período compreendido entre 13/12/2022 e 2/5/2023. Resultados e Conclusões: A partir do estágio realizado foi possível observar a estrutura física e adminsitrativa da instituição, bem como foi possível acompanhar as atividades desenvolvidas pelas professoras durante o período de aula. A instituição possui equipamentos (tatames, tapetes, colchoentes, brinquedos) que proprocionam conforto para as crianças; parquinho ao ar livre e espaço coberto para o horário da recreação; as salas de aula são iluminadas e areajdas de maneira adequada. Os vasos sanitários são adaptados para o tamanho das crianças, bem como existem sanitários separados para os funcionários/professores. Por meio do estágio, foi possível ter contato com as atividades práticas da Pedagogia, oportunidade na qual possibilita ao acadêmico colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, proporcionando seu crecimento profissional docente. Possui 2 cozinheiras e 5 funcionários na limpeza, em período integral, com horário de almoço; duas coordenadoras (uma no período matutitno e outra no período verpertino), uma secretária e uma diretora. A equipe docente conta com 16 professoras e 20 assistentes. Com as observações, foi possível constatar que a instituição apresenta condições adequadas para o desenvolvimento das atividades; as professoras possuem capacidade e formação técnica adequada para o serviço; as atividades são desenvolvidas de maneira satisfatória. Por fim, foi uma experiência muito importante para a formação da experiência pedagógica, pois, ao aplicar os conhecimentos teóricos na prática, é possível adaptar as metodologias para atender a real necessidade daqueles que buscam os serviços oferecidos pela instituição.

Biografia do Autor

Elivania Pereira de Oliveira, UEMS

Acadêmica do Curso de Pedagogia na UEMS-UU Maracaju; Residente no Programa Residência Pedagógica

Danny Ellen Serafin, UEMS

Docente do Curso de Pedagogia na UEMS-UU Maracaju; Preceptora no Programa Residência Pedagógica

Héllen Thaís dos Santos, UEMS

Docente do Curso de Pedagogia na UEMS-UU Maracaju; Doutora em Educação pela Unesp-FCT; Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-07

Como Citar

Pereira de Oliveira, E., Serafin, D. E., & dos Santos, H. T. (2024). EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COMO RESIDENTE. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9675

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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