O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Heloiza Lima Oliveira UEMS
  • Eliane Cerdas UEMS

Palavras-chave:

Desenvolvimento, ludicidade, aprendizagem

Resumo

A todo o momento as crianças estão fazendo perguntas, querendo explorar, experimentando coisas, escalando lugares, e demonstrando curiosidade sobre tudo, seu próprio corpo, os alimentos, animais, plantas, transformações da natureza, etc.O interesse pelo meio e os objetos que nele estão, são naturais a toda criança em todas as idades, porém é na educação infantil que os sentimentos de descobertas e percepção do eu e do mundo estão mais aflorados.A Ciência éuma grande aliada para o desenvolvimento e aprendizagem nesta fase, visto que através dela as crianças além de ter várias possibilidades de construções de novos conceitos sobre o mundo que os cerca, poderão se desenvolver através de seus próprios instintos e curiosidades, fazer experimentos, explorar e ter contato com o mundo de uma forma mais direcionada e assertiva, e de maneira lúdica. Assim a literatura infantil tem um papel de grande importância nesse processo, pois por ser um recurso que traz ludicidade, os temas sobre Ciências a serem abordados serão muito mais precisos, divertidos, e consequentemente mais fáceis de serem aprendidos. Esse trabalho tem como objetivo entender como uso de livros da literatura infantil pode auxiliar no ensino de Ciências para o processo de ensino e desenvolvimento das crianças de educação infantil. Os procedimentos metodológicos seguiram uma abordagem de pesquisa qualitativa sendo uma análise documental, na qual foram analisados sete livros de literatura infantil para responder ao propósito desse trabalho. Os livros foram escolhidos diretamente de um Centro Integrado de Educação Infantil municipal de Maracaju e de uma escola municipal de Maracaju que atende crianças da educação infantil (pré-escola). Os critérios para a escolha dos livros a serem analisados foi os que tivessem conteúdos que pudessem ser usados para o ensino de Ciências na educação infantil. Nos livros escolhidos para a análise foi notada certa recorrência em um determinado assunto, assim o tema abordado para analise foi o de cadeia alimentar.Tema que merece destaque, pois possibilita às crianças compreenderem diferentes formas de representação do fenômeno alimentar em diversos seres vivos, por exemplo, além de desenvolver a capacidade de distinguir a representação literáriada da representação científica.Os dados preliminares mostram que a literatura infantil é um recurso profícuo para o desenvolvimento de temas das ciências com crianças, em especial os relativos aos seres vivos, porém, é imprescindível que essas atividades sejam realizadas a partir de um planejamento prévio que inclui o aprofundamento pelo professor dos temas a serem abordados.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Lima Oliveira, H., & Cerdas, E. (2021). O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8235

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.