ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS

Autores

  • Pamela Sanabria Duartez Cherni UEMS
  • Daiana Marques Torres UEMS
  • Héllen Thaís dos Santos UEMS
  • Eliane Terezinha Túlio Ferronato UEMS
  • Ana Carolina de Souza UEMS

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Educação Infantil, Brinquedos

Resumo

O presente resumo tem por objetivo relatar expriências da prática pedagógica, desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica- RP, no curso de Pedagogia-Unidade Universitária de Maracaju da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul desenvolvidas no Centro Integrado de Educação Infantil-CIEI Gregória Martins no municipio de Maracaju/MS. As experiências ocorrem durante o ano de 2020-2021, no ensino remoto imposto pela pandemida por COVID-19. As atividades do RP ocorreram por meio de grupos de whatsapp, google meet e outros recursos de informação e comunicação. Foram etapas de trabalho: 1) ingressso na instituição, apresentação, estudo/adequação do subprojeto a partir da escuta dos parceiros; leitura/discussão do projeto pedagógico da escola-PPP; 2) conhecimento do espaço/ambiente, funcionários, crianças, gestão, demandas para inclusão; identificação de possibilidades/limites; 3) observação das salas de aula/referência para conhecer organização da rotina, gestão de crianças, das famílias, verificar os planos de trabalhos e metodologias. Destarte, experenciamos vivências nas salas de aula e oferta de apoio didático as professoras de modo remoto, em que houve certa insegurança, mas superaramos as expectativas. A partir da proposta de regencia com tema: natal, desenvolvemos diversas atividades, em dupla, aprendendo a lidar com trabalho em equipe e ações de observação das ações da familia-escola. Desta feita, destacamos a interação entre estes agentes nos grupos de whatsapp através de falas, fotos e outros recursos. O primeiro contato, com a escola-campo e as familias mostrou possibilodades de conhecer a relação escola-familias. A etapa de regência consistiu no planejamento, preparação de materiais em que estabelecemos diálogo com os familiares a respeito do tema natal, por meio de com algumas perguntas. Posteriormente, proposmos uma produção de desenhos sobre o tema pelas crinlas do grupamento de regência, crinças bem pequenas e que houve demostração de interesse. Além disso, realizamos registro dos desenhos delas e outras produções. Portanto, como metodologia, optamos por intervenção pedagógica, com uso de tecnologias de comunicação, como whastapp e outras midias. Como resultados, destacamos a boa recepção pelos familiares em rewação aos residentes, mesmo de forma remota.

Referências

Sem referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Sanabria Duartez Cherni, P. ., Marques Torres, D., dos Santos, H. T., Túlio Ferronato, E. T., & de Souza, A. C. (2021). ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS . ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8228

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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