EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino Fundamental II, AlfabetizaçãoResumo
Introdução: Neste resumo apresentam-se resultados da atuação no Projeto Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- Unidade de Maracaju no curso de Pedagogia. O Projeto RP desenvolveu-se no Centro de Educação Infantil-CIEI Gregória Martins , que atende crianças de 0 a 3 anos, e na escola Estadual Cambaraí, no ensino fundamental II. Objetivos: Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática; contribuir para a construção da identidade profissional docente; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Metodologia: Nos primeiros encontros do RP fomos familiarizados com o programa apresentado aos preceptores das escolas na qual o programa se desenvolveria. Iniciamos nossas atividades na escola no dia 16 de março de 2023, onde fomos apresentadas pelo nosso preceptor à professora da disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano B da Escola Estadual Cambaraí. A turma era numerosa, contando com 37 alunos, alguns repetentes e uma parcela de alunos apresentavam dificuldades de leitura e interpretação de texto, que seria o foco de nossa atuação com o programa RP. Nos primeiros dias observamos a dinâmica da turma nas aulas e conversamos com a professora sobre nossas futuras intervenções. Iniciamos auxiliando alguns alunos na resolução e compreensão das atividades de Língua Portuguesa, principalmente atividades de interpretação de texto e posteriormente tomamos leitura dos alunos de forma individual a fim de conhecer a dificuldade de cada um para melhor poder atendê-los e contribuir com a melhora de seu desempenho escolar. Resultados e conclusão: Estar em sala de aula contribuindo para a formação desses estudantes foi uma experiência enriquecedora e desafiadora, pois a unidade escolar está passando por reformas e toda equipe escolar e estudantes tiveram que se alocar em outras duas instituições durante esse período de obras, o que por muitas vezes interferiu na mudança de horários de aula dos professores por conta do deslocamento que necessitavam fazer entre uma instituição e outra, mas aos poucos fomos nos adaptando. Durante esse período de ações na escola observamos que as dificuldades apresentadas pelos estudantes de certa forma são reflexos de uma pós pandemia, que para muitos foi desafiadora e causou defasagens eu seu aprendizado, e contribuir com uma parcela da melhora do desempenho desses estudantes foi muito gratificante.Por meio do Residência Pedagógica e da Universidade Estadual de Mato Grosso, unidade de Maracaju, tivemos a oportunidade de nos aproximar das práticas escolares que perpassam a educação básica e contribuir com a formação escolar de alguns estudantes. Sentimo-nos muito gratas pela oportunidade de vivenciar essas experiências no espaço escolar através do programa.
Referências
Sem referências