RELATO DE EXPERIÊNCIA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Residência pedagógica, Educação Infantil, Crianças, DocênciaResumo
Introdução: Apresentam-se neste resumo resultados das vivências no Projeto Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- Unidade de Maracaju no curso de Pedagogia. O Projeto RP desenvolveu-se no Centro de Educação Infantil-CIEI Gregória Martins , que atende crianças de 0 a 3 anos. Objetivos: Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática; contribuir para a construção da identidade profissional docente; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Metodologia:As atividades foram desenvolvidas na instituição Centro Integrado de Educação Infantil Gregória Martins, neste município. Iniciamos o Residência Pedagógica em fevereiro de 2023, no Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Gregória Martins, que é uma creche da rede municipal onde estudam crianças a partir de quatro meses até quatro anos. A professora preceptora, juntamente com a coordenadora pedagógica, fizeram uma reunião para nos receber e acolher, explicando como é o funcionamento do CIEI, sanando todas as nossas dúvidas. Nesse mesmo dia, demos um passeio por toda a instituição para conhecer todos os espaços. A estrutura desse CIEI é bastante adequada para a educação infantil e passou recentemente por reforma. As salas são bem espaçosas, e nos berçários possuem banheiros e dormitórios separados dentro da sala. Nas salas de jardim, o banheiro é externo, tendo um feminino e um masculino. Também tem uma sala para uso geral com uma lousa interativa, sendo um espaço bastante aconchegante, contendo tapetes, puffs e almofadas. Também há livros e alguns recursos pedagógicos nessa sala. Ao lado, encontramos a brinquedoteca, com brinquedos de uso para todas as salas, com bicicletas, motocas, carros, cavalinhos, etc. Nesse CIEI existem espaços externos para que as crianças brinquem ao ar livre, contando com três parquinhos: um na lateral da creche num gramado, um aos fundos também no gramado e um em frente às salas, no meio do pátio, que é coberto (importante para dias chuvosos ou de sol muito intenso). O refeitório das crianças é grande e organizado, tem mesas e cadeiras pequenas para as crianças ficarem confortáveis para realizarem as refeições. O cardápio das crianças é feito por nutricionista e todos os dias eles tem uma comida e fruta diferentes. Em geral, nos receberam muito bem, foram atenciosos em nos explicar como é o dia a dia na rotina das crianças e das funções da professora e assistentes da sala. Começamos a residência passando de sala em sala fazendo observação e coparticipação, auxiliando a professora e as assistentes no que nos era solicitado. Passamos na sala de bebês de quatro meses em diante até das crianças pequenas de quatro anos. No geral, a rotina de todos é semelhante, chegam, assistem TV até a hora do lanche, realizam a atividade pedagógica do dia, brincam até a hora do almoço ou jantar, depois é a hora de dormir, e então os pais chegam para buscá-los. As crianças também foram muito receptivas, sendo carinhosas que nos receberam de braços abertos. Resultados e conclusões: Agradecemos imensamente a nossa instituição, a UEMS e Docente Orientadora do projeto, por nos proporcionar a oportunidade de viver essa experiência tão importante para nossa formação profissional, nos possibilitando novas experiências e vivências em sala de aula. Através deste projeto, podemos nos sentir mais confiantes para a atuação docente, por agora termos mais da prática do funcionamento de uma instituição de educação infantil, tendo maior aprimoramento das nossas habilidades.
Referências
Sem referências