DISCURSOS COLETIVOS: FUTUROS PROFISSIONAIS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumen
A sociedade encontra-se hoje numa era de evoluções tecnológicas que permeiam todas as facetas da vida cotidiana e, dentre essas, a educação. Assim, falar de um ensino atual tornou-se sinônimo de falar de um ensino mediado e amparado em tecnologias digitais. Nesse sentido, torna-se necessário ouvir e compreender de que maneira os futuros profissionais dessa área se vêem atuando no meio educacional atual. Dessa forma, essa pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa (retirado para manter o anonimato) foi realizada com alunos do sétimo semestre do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, procurando perceber quão preparados se sentem para atuar em sala de aula utilizando as essas tecnologias a partir da formação inicial que vivenciam. Como ferramenta de coleta de dados, criamos um questionário semiestruturado (com questões objetivas e discursivas) anônimo de forma que os indivíduos puderam se expressar na segurança do anonimato. Uma vez que a intenção dessa pesquisa é fazer uma representação social, sendo uma pesquisa qualitativa, será utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005a, 2005b, 2010, 2017), para a análise dos dados coletados através do questionário. Em um olhar inicial aos dados coletados, é possível perceber que os graduandos percebem a necessidade do uso dessas tecnologias, bem como a importância de algumas disciplinas, tais como Práticas de Ensino e Informática na Educação Matemática, contidas na grade curricular do curso. Assim, foi possível perceber futuros professores conscientizados e interessados no uso das tecnologias digitais nas escolas.Descargas
Publicado
2019-12-05
Cómo citar
MOLGORA, L. B., & FIGUEIREDO, T. D. (2019). DISCURSOS COLETIVOS: FUTUROS PROFISSIONAIS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 132–133. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5824
Número
Sección
Eixo 2. Formação Inicial de Professores