DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE
Resumen
A formação continuada se constitui em um processo dinâmico com vistas à melhoria da qualidade da educação e à valorização do magistério, podendo ser realizada em diferentes espaços e de diversas formas. A Universidade, enquanto um destes espaços, pode assumir parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, para desenvolvimento de atividades formativas, propiciando o aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Atualmente, a formação continuada se tornou necessária para o fazer pedagógico, vez que o profissional docente necessita atender gerações interativas e inquietas por novas formas de conhecimentos e tecnologias. Nesse sentido, o presente artigo relata as impressões iniciais do Projeto de Extensão: Diálogos Interdisciplinares II: formação docente em debate, promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da Universidade Federal da Grande Dourados (LIFE/UFGD), pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFGD) e conta com a parceria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Dourados (SIMTED). O Objetivo do projeto fundamenta-se na capacitação de professores da Rede Básica de Ensino, permitindo que o educador se engaje em pesquisas, estudos, reflexões críticas e dialógicas a fim de se aproximar das novas concepções, linguagens e tecnologias. O projeto iniciou em março de 2019 e é desenvolvido a partir de palestras interativas, proferidas por docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), momento em que os professores da rede básica de ensino são convidados a participar das discussões, propiciando um ambiente de trocas de experiências. Espera-se que o projeto possa promover um (re)encontro, um (re)aprender com novas metodologias de ensino, trocas de experiências, avaliação e consequentemente estimular a reflexão-ação e/ou teoria e prática no processo de aprendizagens plurais na formação docente, qualificando a política local e nacional de formação docente.