DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE

Autores/as

  • Adriana Vilela BISCARO Universidade Federal da Grande Dourados
  • Glauber SILVA
  • Maria Alice de Miranda ARANDA

Resumen

A formação continuada se constitui em um processo dinâmico com vistas à melhoria da qualidade da educação e à valorização do magistério, podendo ser realizada em diferentes espaços e de diversas formas. A Universidade, enquanto um destes espaços, pode assumir parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, para desenvolvimento de atividades formativas, propiciando o aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Atualmente, a formação continuada se tornou necessária para o fazer pedagógico, vez que o profissional docente necessita atender gerações interativas e inquietas por novas formas de conhecimentos e tecnologias. Nesse sentido, o presente artigo relata as impressões iniciais do Projeto de Extensão: Diálogos Interdisciplinares II: formação docente em debate, promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da Universidade Federal da Grande Dourados (LIFE/UFGD), pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFGD) e conta com a parceria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Dourados (SIMTED). O Objetivo do projeto fundamenta-se na capacitação de professores da Rede Básica de Ensino, permitindo que o educador se engaje em pesquisas, estudos, reflexões críticas e dialógicas a fim de se aproximar das novas concepções, linguagens e tecnologias. O projeto iniciou em março de 2019 e é desenvolvido a partir de palestras interativas, proferidas por docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), momento em que os professores da rede básica de ensino são convidados a participar das discussões, propiciando um ambiente de trocas de experiências.   Espera-se que o projeto possa promover um (re)encontro, um (re)aprender com novas metodologias de ensino, trocas de experiências, avaliação e consequentemente estimular a reflexão-ação e/ou teoria e prática no processo de aprendizagens plurais na formação docente, qualificando a política local e nacional de formação docente.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

BISCARO, A. V., SILVA, G., & ARANDA, M. A. de M. (2019). DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 199–207. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5680

Artículos más leídos del mismo autor/a