ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

Autores/as

  • Care Cristiane HAMMES SEMED DOURADOS
  • Ellen Carolina OTT Instituto Federal do Paraná
  • Neidi Liziane Copetti da SILVA Semed - Porto Murtinho

Resumen

A atuação do pedagogo em ambientes não formais tem seu surgimento relacionado à ideia da necessidade de organização, treinamento pessoal nas empresas e outros locais, para melhorar desempenho e formação profissional. Assim diferentes espaços não-formais podem ser locais para a atuação do pedagogo no processo de humanização e melhoria das relações interpessoais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o contexto não-formal de ensino a partir de uma instituição religiosa, denominado igreja, com o foco na atuação do (a) pedagogo (a). Tem-se como opção metodológica a abordagem qualitativa, estruturada pelo levantamento teórico-bibliográfico da literatura da área, e complementada pelo instrumento de entrevista, como recurso de coleta de dados. Foi possível perceber que a educação não é um processo específico da escola, ela pode acontecer em locais diferentes e em diversas situações sociais que não correspondem ao modelo escolar formal. Assume que outros espaços não-formais de educação carecem de conhecimentos e práticas pedagógicas, embora tenha-se observado que ainda a formação do pedagogo está direcionada primeiramente para o contexto formal de escolarização. Entretanto, há compreensão de que a atuação profissional docente vai além do espaço escolar, o que acaba por abrir possibilidades de inserção em diferentes campos do conhecimento, tanto para o campo profissional, quanto de estudos no âmbito acadêmico, tendo em vista futuros projetos de pesquisas. A atuação do pedagogo tem por objetivo construir fundamentos sociais e cognitivos de formação do caráter infantil e juvenil a respeito da cidadania, bem como da convivência em sociedade.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

HAMMES, C. C., OTT, E. C., & SILVA, N. L. C. da. (2019). ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 590–604. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5711