O LIVRO DIDÁTICO E O TRABALHO DOCENTE: SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM JATAÍ-GO

Autores/as

  • Suzanna Neves FERREIRA

Resumen

A temática desta pesquisa trata do livro didático no Brasil enquanto objeto histórico-político; busca conhecer qual a acepção dos professores para com o livro didático e como é a sua utilização em sala de aula enquanto instrumento pedagógico do trabalho docente. Considerando os objetivos e finalidades propostos para esse estudo, a nossa abordagem é de cunho qualitativo-bibliográfico, foi realizado pesquisa de campo com aplicação de questionário semi-estruturado a docentes de escolas públicas que atuam com o Ensino Fundamental I em Jataí-GO. O caminho percorrido neste estudo teve inicio com as contribuições dos autores Bittencourt (2010), Munakata (2012) Lajolo (1996), entre outros autores. A pesquisa bibliográfica possibilitou identificar que o livro didático é um dos instrumentos mais antigos presentes na educação escolar, sobrevivendo há séculos. O livro didático no Brasil aponta para a história do ensino no nosso país, para as práticas escolares e as mudanças nos conteúdos, alterações estas que são explicadas pelas transformações políticas e sociais.  As análises dos dados obtidos com a aplicação dos questionários nos levaram a refletir sobre a importância do papel do professor na escolha e na utilização dos livros didáticos. Foi possível observar com a pesquisa que muitos professores citaram que um bom livro didático é aquele que contempla a proposta pedagógica da escola e que esteja de acordo com a realidade dos alunos.

Cómo citar

FERREIRA, S. N. (2017). O LIVRO DIDÁTICO E O TRABALHO DOCENTE: SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM JATAÍ-GO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 852–867. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4220