O SENTIDO DA PARCERIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Abstract
Este artigo tem por objetivo compreender que a fragmentação dos conhecimentos nas diferentes disciplinas aponta à necessidade de estabelecer o diálogo como fonte de inspiração para entender a complexidade da perspectiva interdisciplinar. Metodologicamente pode ser desenvolvida na forma como as práxis se organiza, no diálogo entre os professores e destes com os alunos, como são estabelecidas as etapas de trabalho, os espaços que são ocupados, as fontes que servem como referenciais, a forma como são construídos os conceitos e outros. Para essa finalidade explorou-se um conjunto de conceitos dos teóricos que discutem sobre a interdisciplinaridade, como Fazenda (2003); Santos (2004); Japiassu (1976); Fernandez (1999) e outros. Acredita-se que por meio de parceria nas ações interdisciplinares é possível realizar uma parceria entre as disciplinas como forma de possibilitar a construção de uma melhor percepção da noção de tempo e espaço. Dessa forma são estabelecidas redes, contatos com o mundo-vida, com os lugares locais ou globais, imaginados ou virtuais, enfim, com a educação em sua função de repensar a caminhada humana. Os conceitos a serem trabalhados em um ambiente interdisciplinar necessitam ser apresentados de forma contextualizada para que adquiram um significado e tenham sentido. A fragmentação do conhecimento não conduz à crítica, pelo contrário, se traduz em alienação frente à realidade. A perspectiva interdisciplinar pode estimular o pensar na totalidade do conhecimento, na grandeza de desenvolver um professor em todas as suas potencialidades. Incentiva a produção de conceitos novos, o diálogo, o amor, o respeito pela ideia do outro, o trabalho em equipe, a análise crítica e o resgate da autoestima de todos os envolvidos no processo ensinar/aprender.