EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE ALUNAS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS – DOURADOS/MS

Valeria Castilho de Andrade SOUZA, Débora de Barros SILVEIRA

Resumo


Esse trabalho teve como objetivo identificar concepções de discentes do segundo ano do curso de Pedagogia da UEMS, em Dourados - MS, no ano de 2016, sobre aspectos relacionados à Educação Infantil e sobre o motivo da escolha pelo curso. Investigamos se quando ingressaram no curso de Pedagogia elas tinham o conhecimento sobre o que significa Educação Infantil e, que esta licenciatura forma profissionais para atuar nesse segmento educativo; se pretendiam exercer a docência com crianças de 0 a 5 anos de idade ao concluírem a graduação; se já conheciam algum ambiente interno de uma instituição no início de segundo ano de sua formação inicial e, em caso afirmativo, qual a primeira impressão que tiveram. Para desenvolver a pesquisa utilizamos a abordagem metodológica qualitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário, disponibilizado às alunas via plataforma de aprendizagem Moodle, durante o curso da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil. Participaram desse estudo 20 discentes. Identificamos no estudo que 15 discentes declararam ter intenção de atuar na Educação Infantil e a maioria delas explicitou que tinha conhecimento que o curso formava para atuar nesse segmento. Várias afirmaram ter tido oportunidade de acesso às instituições de educação infantil por vivenciarem experiências como bolsistas, por meio de viagem técnica e pelos estágios remunerados. Outras conheceram instituições levando seus filhos ou outras crianças que frequentavam esses espaços. A maioria das participantes da pesquisa teve boas impressões sobre o trabalho realizado nas instituições de educação infantil que conheceram. Dessa forma, ao optarem pelo curso de Pedagogia da UEMS, as discentes buscam conhecimentos que as auxiliem para o exercício da docência, conhecimentos que propiciem a organização de práticas pedagógicas para que possam contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem e desenvolvimento das criança

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