INTERAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO

Autores

  • Kely SOUZA GOMES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UNIDADE DE DOURADOS.
  • Débora de Barros SILVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL-UNIDADE DE DOURADOS.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar algumas das experiências vivenciadas durante o estágio curricular supervisionado não obrigatório da primeira autora. As experiências relatadas ocorreram no primeiro semestre de 2017 em uma turma de berçário II, no Centro de Educação Infantil da UFGD (CEI – UFGD), situado na Cidade Universitária de Dourados - MS. Partimos da concepção de que as experiências dos estágios não obrigatórios podem proporcionar valiosas contribuições para a formação docente, quando ele é realizado em instituições nas quais há a preocupação de oferecer educação de qualidade às crianças, pois as vivencias fortalecem concepções e conhecimentos que são adequados para a formação acadêmica de futuras profissionais da educação, que poderão atuar na educação infantil e/ou nos anos iniciais do ensino fundamental, ou na gestão das instituições educativas. Nesse artigo apresentamos alguns relatos de experiências que foram vivenciados na instituição nas atividades que foram realizadas com a participação das famílias. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que as instituições de educação infantil são espaços que têm o papel importante de compartilhar, de forma indissociável, a educação e o cuidado das crianças com suas famílias.

Biografia do Autor

Kely SOUZA GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UNIDADE DE DOURADOS.

Egressa do curso de Pedagogia da UEMS – Unidade Universitária de Dourados. E-mail: kely_730@hotmail.com

Débora de Barros SILVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL-UNIDADE DE DOURADOS.

Professora do Curso de Pedagogia da UEMS - Unidade Universitária de Dourados

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

SOUZA GOMES, K., & SILVEIRA, D. de B. (2018). INTERAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4802