.O PERCURSO DE FORMULAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

  • Eliane Fatima TRICHES UFGD
  • Maria Alice de Miranda ARANDA

Resumo

O artigo tem como objetivo delinear a formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde o movimento de disponibilização da versão preliminar da BNCC para consulta pública no Portal do MEC, até a entrega da terceira versão do Documento para a apreciação do Conselho Nacional de Educação (CNE) em abril do ano de 2017. Nesses termos, o estudo inicia resgatando marcos legais e outras orientações de órgãos vinculados ao MEC na afixação de uma base comum nacional para o currículo da educação básica, a seguir traz o posicionamento de diferentes entidades, grupos e demais envolvidos no processo de pensar a educação e em especial as políticas curriculares da educação básica. Nessa direção, destaca-se a BNCC como Documento de caráter normativo, segundo o MEC, com projeção de ser  implementada nas escolas da educação básica de norte a sul do país. Considera-se que a BNCC  apresenta forte influência da iniciativa privada, tanto na condução dos trabalhos, definição da agenda da educação como na definição da proposta curricular, sendo a “voz mais ouvida” nesse percurso de (re) formulação. Depreende-se, a partir da explanação dos estudiosos da área do currículo embates no sentido de considerar o Documento “conciso e de viés conservador”. Em suma, pontua-se o processo hegemônico que tem inspirado o projeto de atualização da agenda da social democracia, não só no Brasil, como mundialmente.

Biografia do Autor

Eliane Fatima TRICHES, UFGD

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas de Dourados (1993) e graduação em Letras - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1995). Pós graduação (2.000)- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Especialização na área de Língua Portuguesa. " Tendências Contemporâneas da Língua Portuguesa" Ingressou como aluna do Curso de Mestrado em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2016) Linha de Pesquisa " Políticas e Gestão da Educação". Pesquisa sobre o processo alfabetizador da criança na Base Nacional Comum Curricular. Atuou como professora da disciplina de Língua Portuguesa nas Séries Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal - REME - de Dourados durante 15 anos e da Rede Estadual durante 02 anos. Exerceu a função de professora coordenadora dos Anos Inciais na Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida durante o período de 2010 a 2015. Atualmente é estatutário da Secretaria Municipal de Educação de Dourados e atua na Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida exercendo o cargo de diretora substituta. Tem experiência na área de Educação, tanto na docência ( Língua Portuguesa) anos finais do Ensino Fundamental, como na coordenação pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Atua como diretora da Escola Municipal bernardina Corrêa de Almeida desde julho de 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

TRICHES, E. F., & ARANDA, M. A. de M. (2018). .O PERCURSO DE FORMULAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4678

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)