CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Adrieli MEDEIROS NUNES UFGD
  • Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

O advento das tecnologias digitais proporcionou uma grande evolução para a sociedade e consequentemente a educação também foi influenciada por essas tecnologias as quais estão chegando às salas de aula com o intuito de tornar a aula mais dinâmica e interativa. Tendo em vista esta perspectiva, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivo conhecer as concepções dos integrantes do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sobre a inserção/integração das tecnologias digitais nas aulas de matemática. Para isso, foram apresentados dois vídeos aos estudantes, onde um deles relatava a experiência de uma professora ao usar um software matemático em suas aulas e no outro era debatido sobre os ambientes de aprendizagem que podem ser propiciados através do uso das tecnologias digitais no ambiente escolar. A partir desses vídeos foi aplicado um questionário que visa compreender as perspectivas dos estudantes acerca do uso das tecnologias digitais nas aulas de matemática. Como instrumento de análise da pesquisa em questão, foi usado o método do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefrèvre, Lefrève (2010), onde as respostas obtidas resultaram em dois discursos que relatam as perspectivas desse grupo de pessoas. Ao analisarmos os discursos foi possível observar que os integrantes do GEPTEM compreendem que as tecnologias digitais, se aliadas a um bom planejamento, possuem um grande potencial a ser explorando e pode atrelar grandes vantagens ao ensino da matemática.

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

MEDEIROS NUNES, A., & FIGUEIREDO, T. D. (2019). CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 104. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5854

Número

Sección

Eixo 2. Formação Inicial de Professores