QUE CULTURA É ESSA? AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFESSORAL

Victor Ferreira RAGONI, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO

Resumo


Para compreender a cultura docente que se constitui na formação dos professores de Matemática no contexto do uso dos recursos digitais, é necessário olhar para a própria formação e problematizar seus modos de atuação a partir de um conversar teorizado. Vivemos em um constante transitar pelas mais diversificadas culturas que no entrelaçar das redes fazem emergir um modo de ser e atuar na profissão docente. No processo inicial de formação de professores os acadêmicos são apresentados a diversas metodologias de ensino, havendo a necessidade de uma ampla exploração de cada metodologia para que cada sujeito possa conduzir sua formação e estruturar suas futuras práticas. Assim, nesse trabalho oriundo do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN – UFGD/CNPq), busca-se olhar para a formação dos professores de matemática na busca pela identificação dos fatores que constituem a construção da identidade professoral na formação inicial e continuada de professores buscando apontar metodologias diferenciadas para o ensino de matemática no contexto das tecnologias digitais. Para a coleta de dados construímos um questionário com questões abertas e enviamos a 5 professores que o curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) nos anos de 2015 e 2016 e estão em atuação na rede escolar de Dourados – MS. O trabalho encontra-se em fase de análise de dados e para isso utilizaremos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Assim, ao finalizarmos este trabalho poderemos compreender como pensam esses professores que estão em ação nas escolas sobre os recursos digitais como ferramentas na construção de conhecimento.

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